O Hospital Primavera sai na frente e realiza um procedimento com vistas a ablação de um foco de displasia em paciente com esôfago de Barrett. Essa técnica, a primeira realizada no estado, foi aplicada em um paciente com esôfago de Barrett em acompanhamento clínico, que evoluiu com displasia de baixo grau nas biópsias de rotina, sendo necessário tratamento endoscópico para evitar progressão da doença.

Esse tipo de problema acontece quando o esôfago sofre uma agressão crônica, como o refluxo gastroesofágico (azia), e resulta em substituição das células que revestem o esôfago por células colunares (semelhantes a células que recobrem o intestino), essa substituição pode resultar em células alteradas (displasia) que podem levar ao câncer de esôfago. Pessoas com esôfago de Barrett têm maior risco para um tipo raro de câncer chamado adenocarcinoma de esôfago. Segundo o endoscopista, Dr. Lucas Marques, o método da ablação por radiofrequência (Sistema Barrx da Medtronic) pode ser aplicado com segurança e alta efetividade no controle do esôfago de Barrett, associado a medicações e mudança nos hábitos de vida.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho será tema de Audiência no MPT-SE

    Evento é aberto ao público e vai acontecer no dia [...]

  • Governo do Estado e Fórum Estadual de Aprendizagem reúnem empresas para impulsionar a contratação de jovens em Sergipe

    Fortalecimento do futuro da juventude sergipana por meio da aprendizagem [...]

  • Prefeitura de Aracaju fortalece geração de renda, inclusão produtiva e economia solidária

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de [...]

  • Pessoas 50+ vão representar metade do consumo com saúde em 2044

    Em cerca de 20 anos, metade do consumo das famílias [...]

  • Marco legal do transporte público: prefeituras poderão usar Cide Combustíveis para baixar passagens de ônibus

    A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3278/21 [...]