Quando uma estrada está em obras, as placas indicativas devem ficar de 200 a 500 metros antes do local interditado. Uma regra para garantir a segurança do motorista. No sul do País, a falta dessa sinalização provocou uma tragédia. Um homem morreu depois de bater na traseira de um caminhão que auxiliava no trabalho de manutenção da rodovia.

A Justiça Federal responsabilizou pelo acidente o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o DNIT, e a empresa responsável pela obra. A família vai receber indenização por danos morais e o departamento deverá pagar uma pensão à filha.

Essa responsabilidade é objetiva, que independe de culpa e ocorre por negligência, imprudência ou imperícia. A previsão legal está no art. 37, parágrafo 6o. da Constituição Federal. No caso em análise, o acidente foi provocado porque houve negligência do DNIT e da empresa contratada.

“As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa”

Mais informações

Desembargadores do Nordeste vendiam votos em esquema fraudulento

STF abre contracheque de todos os ministros e servidores do Supremo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Município de Maruim implementa fluxo de atendimento às vítimas de trabalho escravo e tráfico de pessoas

    O intuito é promover uma rede de apoio para prevenção [...]

  • Dia do Empreendedor: setor cobra atualização do Simples e do teto do MEI

    Celebrado nesta quarta-feira (1º), o Dia do Empreendedor chama atenção [...]

  • Andress Amadeus lança livro sobre tokenização imobiliária e os desafios jurídicos da Web3 em Aracaju

    O advogado Andress Amadeus lança, no dia 9 de julho, [...]

  • Obra da ponte Godofredo Diniz ultrapassa 70% de execução e avança para nova etapa

    A obra de duplicação da ponte Godofredo Diniz ultrapassou 70% [...]

  • Lula dá início a obras e defende que Ponte Salvador–Itaparica deve garantir preservação da ilha

    Lula, baianos e chineses: "Cuidar do povo significa também cuidar [...]