O que você faria para ajudar uma pessoa desconhecida, que você nunca viu antes? O comerciante Carlos Aurélio Resende, de 43 anos, doa sangue. São exatos 10 anos como doador fidelizado no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). O sangue doado por ele e por outros voluntários é utilizado para amenizar e curar pacientes em tratamentos oncológicos, aplasias, linfomas, anemias crônicas, além de cirurgias de alta complexidade em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e maternidades da rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS).

Carlos Aurélio é doador de sangue e plaquetas há 10 anos

Segundo Carlos, foi através de uma campanha nacional de torcedores do clube Vasco da Gama, do Rio De Janeiro, ocorrida aqui em Aracaju, que ele acabou se tornando um doador de sangue e plaquetas fidelizado. “Eu fui um dos organizadores de algumas das campanhas, e de lá pra cá já são 10 anos praticando esse gesto de solidariedade. Antes eu já tinha doado, e foi uma sensação enorme de felicidade em ajudar o próximo. Já tem uns dois meses da minha última doação, mas devo estar indo essa semana. Sempre que o estoque de plaquetas está baixo, o pessoal me convoca’, explica Carlos Aurélio.

Carlos Aurélio

Nesta segunda-feira, dia 14, data que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, a Gerente de Captação de Doadores do Serviço Social do Hemose, Rozeli Dantas Azevedo, convoca a população e doadores fidelizados para praticar esse gesto de amor e solidariedade. “Nessas últimas semanas deu uma melhorada, pois com o início do mês considerado junho vermelho, as pessoas estão procurando mais o Hemose”, disse Roseli, ao explicar que o órgão está preparado para receber os doadores desde o início da pandemia, respeitando ao normas sanitárias para garantir segurança aos doadores.

Para celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, durante o mês de junho o Hemose amplia as campanhas e, consequentemente, as doações de sangue com o apoio de alguns grupos como: Juventude Sergipana em Ação, Associação de Doadores de Propriá, Sergipe Previdência, Centro Acadêmico de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Igreja Adventista do Sétimo Dia e Igreja Jesus Cristo dos Últimos Dias, dentre outros.

Roseli Dantas

O Hemose funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 17h. O órgão está com um Posto de Coleta no Shopping Riomar, em Aracaju, de segunda a terça, das 13h às 16h, aberto para cadastro de medula óssea e informações. Às quartas e quintas, das 13h às 16h, está aberto para doação de sangue. Na sexta, das 10h às 16h, também abre para doação de sangue. Rozeli Dantas lembra que o órgão trabalha com regime de agendamento, tanto para a sede do órgão como para o atendimento no shopping, seguindo as medidas sanitárias para não causar aglomeração.

Seja um doador

Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, sem qualquer sintoma de gripe ou resfriado, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação, e apresentar um documento oficial com foto. Quem teve Covid-19 somente poderá doar 30 dias após estar totalmente sem nenhum sintoma. Quem teve contato com alguém, somente após 14 dias. Esses são critérios básicos, mas o doador passa por uma triagem clínica para avaliar se está em condições de doar. Mais informações e agendamentos podem ser feitos através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico participa da inauguração da Tahto Aracaju gerando mais de mil empregos

    A capital sergipana deu mais um passo importante rumo ao [...]

  • Encontro entre governadora em exercício e prefeita de Aracaju reforça representatividade feminina na política sergipana

    A governadora de Sergipe em exercício, Iolanda Guimarães, reuniu-se nesta [...]

  • Com foco na unidade, Emília Corrêa alinha comunicação e entrega manual inédito à equipe

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, se reuniu nesta quinta-feira, [...]

  • CNU 2: saiba quais são os órgãos federais participantes da nova edição

    As 3.352 novas vagas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado [...]

  • Sergipe registra 2º maior alta na renda e menor desigualdade desde o ano de 2012

    Sergipe segue avançando nos dados econômicos a cada ano, por [...]