Com o objetivo de conscientizar sociedade tanto em relação aos problemas sociais e econômicos quanto aos ambientais e políticos ocasionados pelo excesso de consumo, que desde 2009, a data 15 de outubro é dedicada ‘Dia do Consumo Consciente’.
O consumo consciente é uma forma de contribuir para a preservação dos recursos naturais e reduzir o desperdício. Para isso, é importante planejar as compras, refletir sobre a necessidade real dos itens e buscar alternativas mais sustentáveis. A iniciativa foi criada Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem como meta consciência da população sobre os problemas socioambientais causados por conta dos atuais padrões de consumo.
De acordo com o levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), a humanidade gera cerca de 2,24 bilhões de toneladas de resíduos sólidos anualmente, dos quais apenas 55% são gerenciados em instalações controladas.
No Brasil, de acordo com uma pesquisa Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, ano 2023, lançado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), exatos 33,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos vão parar em lixões, valas, terrenos baldios e córregos urbanos, ameaçando a saúde pública e o meio ambiente.
A pesquisa ainda aponta que, o Brasil avançou pouco na adequação do manejo dos resíduos sólidos no Brasil. Cerca de 43% de todo o lixo gerado no país tiveram descarte irregular.
Por isso, as ações voltadas para o estimulo de mudança de comportamento e educação ambiental são essenciais para proteger o planeta. Optar por produtos fabricados de maneira sustentável, fazer reciclagem separando os resíduos (latas, plásticos, papel e orgânicos) e economizar água são algumas delas.
- Reduzir, reutilizar e reciclar
- Trocar em vez de comprar
- Usar crédito de forma consciente
- Refletir antes de consumir
- Avaliar os impactos do consumo
- Separar o lixo
Fonte, Ascom – Alese.
Foto Capa: Higiclear