Nesta sexta-feira (1) é iniciada em Sergipe a campanha ‘Dezembro Branco’. Por meio da Lei Estadual de nº 8.128/2016, se busca intensificar ações de prevenção e tratamento à Osteoporose através de esclarecimentos e atuações que promovam cuidados e detecção da doença, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A médica ortopedista Martha Barreto. Foto: arquivo pessoal

Mediante Lei,  durante o mês de dezembro ações educativas voltadas para o diagnóstico, prevenção e tratamento devem ser realizadas por entidades públicas e privadas em parceria com entidades civis. Além disso, o laço na cor branca marca a campanha. O símbolo  deve constar, nos principais pontos turísticos do Estado e em prédios públicos, além de outras edificações de relevante importância e grande fluxo de pessoas iluminadas com a cor branca.

Os servidores públicos também devem ser estimulados a usarem adereços ou vestimentas de cor branca, durante o mês de dezembro.

Fala do Especialista

A osteoporose é um problema causado pela falta de cálcio no organismo. Acomete mulheres acima dos 40 anos de idade e homens acima dos 50 anos. A médica especialista em Ortopedia, Martha Barreto, alerta que a principal sintoma da osteoporose é a dor que ocorre pelas fraturas.  “Principalmente nos idosos, faixa etária em que mais comumente ocorrem as fraturas do quadril. Muitas vezes, as fraturas ocorrem por osteoporose, sem necessidade de trauma prévio”.

A médica reforça que o  quadril quebra antes de o idoso cair. Ou seja, muitas fraturas de fêmur não ocorrem por queda da própria altura, mas por conta da osteoporose. De acordo ainda  com a especialista, a osteoporose geralmente é detectada, não por conta de sintomas, mas sim através exames, como radiografias , e pela densitometria óssea. “Acidentes com osteoporose podem vir a apresentar dor e limitação funcional devido às consequências dessa patologia, como no caso das fraturas”.

 Prevenção

A prevenção deve ser iniciada na juventude, através de bons hábitos alimentares, atividade física e acompanhamento médico regular. “A osteoporose incide mais comumente na terceira idade ou até mesmo antes dela, pois, à medida que envelhecemos, ocorre perda de massa óssea . Daí a necessidade de prevenção”, finalizou a médica especialista em Ortopedia, Martha Barreto.

Foto de Capa: Governo Federal

Fonte, Agência de Notícias – Alese.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Luanzinho Moraes encerra São João com emoção e consagra show no Forró Siri como um dos momentos mais marcantes

    O São João de Luanzinho Moraes em 2025 foi intenso [...]

  • Fanese lança Projeto Caminhos com bolsas integrais por meio de ações afirmativas

    Comprometida com uma educação inclusiva, diversa, equitativa e baseada em [...]

  • Concurso de Quadrilhas do Gonzagão chega à grande final nesta segunda-feira, 30

    O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura [...]

  • Aracaju recebe última consulta pública do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro

    Aracaju sediará a terceira e última consulta pública para a [...]

  • Sergipe produz repolho irrigado do centro-sul ao alto sertão

    Aliados ao uso de tecnologia de irrigação e assistência técnica, [...]