O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE) alerta aos proprietários de veículos que, ao procurarem os serviços do departamento por meio de um despachante documentalista, busquem por um profissional devidamente habilitado para evitar ilegalidade nas operações. Para executar atividades de terceiros, o profissional despachante precisa estar legalizado, credenciado e cadastrado no Detran-SE, bem como no Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado de Sergipe (CRDD-SE).

O despachante documentalista é um profissional que ajuda a simplificar processos burocráticos, economizando tempo e dinheiro dos clientes junto aos órgãos públicos. Ele também acompanha a tramitação dos processos e procedimentos, verificando prazos e fazendo ajustes para evitar atrasos, além de esclarecer dúvidas, solicitar informações e relatórios, e executar outras demandas.

O presidente do CRDD-SE, Oderlan Santiago Melo, ressaltou como é importante a relação entre o Detran e o Conselho. “Essa parceria graças a Deus vem dando certo, e agora com a coordenação do Setad, alinhada conosco, tomou-se um novo rumo. Os processos estão andando bem mais rápido”, disse ele.

De acordo com o coordenador do Setor de Atendimento aos Despachantes (Setad) do Detran-SE, Saulo Andrade, a escolha do profissional habilitado é de extrema importância. “O cliente pode pedir ao despachante a credencial, além da possibilidade de verificar no portal do Detran/SE, se está inscrito nos credenciados. Este procedimento é para que o cliente não caia em golpes ou fraudes”, salientou.

Já a diretora-presidente do Detran-SE, Naleide de Andrade, ressaltou que quando um cliente procura um despachante não credenciado, não há garantia da legalidade das operações. “O despachante documentalista deve estar cadastrado junto aos órgãos reguladores, com sua credencial legalizada, além de ter experiência e qualificação”, explicou.

Para contratar um profissional com esses requisitos, é preciso acessar o portal do Detran-SE e ir em ‘credenciados-despachantes’, onde é possível encontrar todas as informações necessárias.

 

 

Fonte: SECOM -SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Conferência Estadual de Assistência Social reafirma compromisso do Governo de Sergipe com políticas públicas de inclusão

    A 16ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada pelo Governo [...]

  • PEC da Blindagem se estenderá a deputados estaduais e distritais

    A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3, de 2021, [...]

  • TCU E MINISTÉRIO DAS CIDADES: DIRETRIZES E RECURSOS PARA TORNAR CIDADES MAIS INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS

    A decisão do TCU me chamou atenção pela sua franqueza. [...]

  • Governo notifica patrões sobre atraso do FGTS de empregadas domésticas

    O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inicia nesta quarta-feira [...]

  • Procuradoria Geral do Município participa de audiência sobre decisão do STF que redefine limites territoriais de Aracaju

    Com o objetivo de discutir os efeitos da decisão do [...]