A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realiza ações de monitoramento com o objetivo de identificar ligações clandestinas de água nos municípios de Lagarto e Simão Dias. Até a última terça-feira, 25, foram 79 imóveis examinados pelas equipes da Gerência Comercial da Regional Sul (GCSU) da empresa.

A análise técnica da companhia encontrou até agora 47 desvios de água. A empresa registrou 54 solicitações de novas ligações, oito pedidos de religação e padronizou o abastecimento de um imóvel. Os locais examinados incluem o assentamento Che Guevara, residencial Campo da Vila e o povoado Taperinha, localizados em Lagarto, e o conjunto Matadouro, em Simão Dias.

“A negociação é feita porta a porta, buscando apresentar a melhor maneira de ativar ou reativar o maior número de clientes possível”, destacou o supervisor de monitoramento da GCSU, Marcelino Prata. Ele explicou que, durante a ação, a Deso está cadastrando no programa Tarifa Social, que oferece desconto de até 50% na fatura de água, os usuários elegíveis aos pré-requisitos. “Essa é uma ferramenta importante e auxilia bastante na negociação com os clientes que se enquadram nos pré-requisitos do benefício, aumentando a possibilidade de adimplência com a Deso”, ressaltou Marcelino, acrescentando que, nestes casos, o valor da ligação nova cai de R$ 527,25 para R$ 105,12, preço que pode ser parcelado em até seis vezes.

Deso monitora

A verificação de desvios de água em Lagarto e em Simão Dias integra uma operação executada pela GSCU, com foco no município de Itabaianinha, que acontecerá ao longo de 2024. “Apesar da concentração de esforços em uma localidade, também estamos atendendo algumas cidades em paralelo”, relatou Marcelino. Ele lembrou que as ligações clandestinas causam prejuízos à Deso, ao meio ambiente e à própria população, já que geram impactos negativos ao volume de água disponível aos usuários.

 

 

Fonte: Agência Estado – SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Coluna Foco no Interior, por Keizer Santos

    Atleta de Maruim é campeão pan-americano de Kung Fu Fight [...]

  • Feira Livre do Centro: feirantes e consumidores demonstram satisfação com novo espaço

    A Prefeitura de Aracaju entregou, nesta segunda-feira, 27, o novo [...]

  • Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro

    A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, [...]

  • Centro Cultural de Aracaju passará a se chamar Palácio-Museu Luiz Antonio Barreto

    A Câmara Municipal de Aracaju aprovou o Projeto de Lei [...]

  • Hemodinâmica do Huse alcança mil procedimentos em pouco mais de quatro meses de implantação

    Inaugurado há pouco mais de quatro meses, o Centro de [...]