Beneficiados com o Auxílio Brasil serão atendidos pelo programa

O governo federal vai criar um programa para atender as pessoas endividadas, entre elas as que contraíram empréstimo consignado oferecido pelo Auxílio Brasil em 2022, modalidade implantada para permitir a inclusão de pessoas inadimplentes de volta à economia.

O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. A iniciativa, batizada de Desenrola Brasil, ainda está em fase de elaboração.

De acordo com o ministério, a estimativa é de que sejam atendidas 80 milhões de pessoas inadimplentes, sendo cerca de 3,5 milhões de pessoas endividadas com o consignado e que recebem o Auxílio Brasil. As dívidas somam R$ 9,5 bilhões.

Segundo o ministro, o novo programa será desenvolvido em parceria com outros ministérios.

“É grave o problema dos endividados do Auxílio Brasil ou do Bolsa Família, o chamado consignado. Primeiro, já do ponto de vista da própria legalidade. O programa foi usado, no período de eleição, com objetivos claramente eleitorais. O presidente Lula já demonstrou sensibilidade com o tema desde a campanha”, disse Wellington Dias.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sisu concentra instituições públicas bem avaliadas

    O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 reúne 136 instituições [...]

  • Governo de Sergipe investiu mais de R$ 15,4 milhões em tecnologia e inovação no ano de 2025

    A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica [...]

  • Prefeitura inicia 2026 com blitz ambiental na Praia de Atalaia Serviços Urbanos

    A primeira sexta-feira de 2026, começou com muito trabalho para [...]

  • Volta dos concursos públicos e CPNU marcam reconstrução da capacidade do Estado brasileiro

    Após um período prolongado de forte restrição nas contratações públicas, [...]

  • Prefeita Emília Corrêa dialoga com clubes da capital sobre renovação de parceria para o futebol

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, recebeu em seu gabinete, [...]