O deputado Gilmar Carvalho protocolou Representação para que a Procuradoria Geral de Justiça avalie  o cabimento da propositura de Ação de Inconstitucionalidade em face da Lei Estadual nº 7.746 de 27 de novembro de 2013, que concedeu pensão especial mensal , correspondente a 70% do subsídio do Governador do Estado de Sergipe, a Eliane Aquino Custódio, como dependente do governador Marcelo Déda Chagas, falecido na titularidade do cargo.

O STF, por intermédio da ADI nº4.544/SE reconheceu a inconstitucionalidade do artigo 263 da Constituição do Estado de Sergipe, constando assim dos autos ” o benefício instituído pela norma impugnada, que concede o susbsídio mensal e vitalício para ex-governadores é pago sem qualquer justificativa constitucionalmente legítima e representa  inequívoca violação aos princípios  da igualdade, republicano e democrático, consoante firme jurisprudência dessa Corte”.

“Após o encerramento do mandato, o ex-governador retorna à situação jurídica precedente, não havendo fundamento para a instituição de qualquer representação ou mesmo regime previdenciário especial para ele ou parentes, à custa do erário estadual”, argumentou Gilmar Carvalho.

Por Assessoria Parlamentar – Foto: Jadilson Simões

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo do Estado apresenta potencialidades de Sergipe a cônsul-geral dos Estados Unidos

    Em representação ao governador Fábio Mitidieri, o vice-governador de Sergipe, [...]

  • Congresso exige exame toxicológico para motoristas de categorias A e B

    O Congresso Nacional manteve na íntegra três vetos presidenciais e [...]

  • Governo de Sergipe abre programação da Vila do Natal Iluminado 2025 nesta sexta-feira, 5

    Tudo pronto para a realização de mais uma edição da [...]

  • Brasil ensaia ciclo de expansão mineral impulsionado por investimentos e regulações

    Dono de reservas significativas de alguns dos minerais críticos mais [...]

  • Hemose realiza última edição do ‘Sabadão Solidário’ deste ano no próximo dia 6

    O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação [...]