A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (Depama) firmou parceria com o Hospital Veterinário do Centro Universitário UniPio para garantir atendimento especializado aos animais apreendidos em operações de combate aos maus-tratos, tráfico de fauna e outras práticas ilegais previstas na legislação brasileira. A medida busca assegurar o acolhimento emergencial, tratamento e destinação responsável dos bichos resgatados de situações de extrema vulnerabilidade.

De acordo com o delegado titular da Depama, Flávio Albuquerque, esta parceria atende a uma importante demanda da segurança pública de Sergipe. “Nosso secretário João Eloy, atendendo a essa demanda crescente relacionada ao enfrentamento aos crimes contra os animais, nos autorizou a estabelecer essa parceria com o Hospital Veterinário da UniPio, o que vai permitir o melhor atendimento aos animais”, destacou.

Além de garantir a recuperação e reabilitação dos animais resgatados pela Depama, a parceria irá permitir o fortalecimento das investigações conduzidas pela unidade policial. “Todo o apanhado da investigação sobre a saúde animal virá para os autos da apuração policial, o que permite uma responsabilização ainda mais rápida dos autores de violência contra os animais”, ressaltou.

Para o diretor-técnico do Hospital Veterinário da UniPio, Leilton Santos, a parceria entre a Depama e a instituição abre caminhos para ampliação do atendimento aos animais em situação de risco e vítimas de maus-tratos. “Nós temos um espaço bastante adequado para todas essas situações, desde sala de urgências, atendimentos em emergências, internações, além dos atendimentos eletivos”, detalhou.

Como o atendimento da unidade hospitalar veterinária é 24 horas, os animais encaminhados ao local terão tratamento ainda mais qualificado para reabilitação e melhoria nas condições de saúde. “Contamos com todos os profissionais qualificados, e todos os atendimentos que são prestados aqui na nossa instituição são feitos sempre prezando pelo bem-estar e pela qualidade, visando a melhoria da saúde dos animais”, acrescentou Leilton Santos.

Denúncias

Para contribuir com a atuação da Depama no enfrentamento aos crimes cometidos contra os animais, é fundamental que as denúncias sejam repassadas ao Disque-Denúncia, no telefone 181. Com as informações repassadas à Polícia Civil, a unidade especializada pode identificar com maior precisão os casos, adotando medidas como o resgate dos animais e a responsabilização dos autores dos crimes.

 

 

Fonte: Policia Civil – SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Polícia Militar desarticula laboratório clandestino de maconha na Zona Sul da capital

    Nesta quinta-feira (7), militares do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha [...]

  • Cantor Rubel traz nova turnê ao Teatro Tobias Barreto neste sábado

    Com um formato intimista de voz e violão, o cantor [...]

  • Vice-prefeito Ricardo Marques retorna à Zona de Expansão para dialogar com moradores e reforça compromisso com o desenvolvimento e o meio ambiente

    O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, esteve novamente na Zona [...]

  • 3ª Edição do Congresso de Câncer de Pulmão reúne equipe de profissionais da Rede Primavera

    No mês em que é comemorado o Dia Mundial de [...]

  • GACC é contemplado com Campanha Destina Aju da Prefeitura de Aracaju

    A prefeita de Aracaju Emília Corrêa assinou, nesta quarta-feira, 6 [...]