O Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Estado do Inclusão, da Assistência Social e do Trabalho (Depec/Seit) divulgou um boletim sobre a situação de seca no sertão e semiárido sergipano. Em Sergipe, dos 75 municípios, 26 decretaram situação de emergência, dos quais três aguardam homologação estadual e cinco aguardam portaria de reconhecimento federal – o que possibilita o recebimento de recursos federais.

A Operação Pipa Estadual e a ação do Exército Brasileiro atendem os municípios de Monte Alegre de Sergipe, Frei Paulo, Porto da Folha, Poço Verde, Pinhão, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora da Aparecida, Poço Redondo, Tobias Barreto, Carira e Gararu.

Ao todo, cerca de 60 mil pessoas são assistidas, através da água distribuída por 79 caminhões pipa, num cálculo médio de 20 litros por pessoa ao dia. Os demais municípios não solicitaram reforço na distribuição de água para consumo humano, por vezes contando com operações pipa municipais para irrigação, dessedentação animal e abastecimento de cisternas.

De acordo com o material divulgado, as equipes da Defesa Civil estão em campo para acompanhar a situação dos sergipanos atingidos pelos efeitos da estiagem prolongada, fazendo a ponte entre os municípios e o Ministério da Integração Nacional, e acompanhando todo o fluxo da Operação Pipa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Mais de 30 contribuintes contemplados no Nota da Gente ainda não resgataram seus prêmios

    Dentre os contribuintes premiados no sorteio n.º 35 do programa [...]

  • Prefeita Emília sanciona reforma da previdência de Aracaju e nomeia novos conselheiros do AjuPrev

    Em um momento considerado histórico para o funcionalismo público municipal [...]

  • Com IPI zerado, carro sustentável terá selo identificador fixado pelo fabricante

    As indústrias de veículos automotores e a rede de concessionárias, [...]

  • DER/SE utiliza cerca de 24 mil toneladas de asfalto na manutenção de vias estaduais

    De janeiro a junho deste ano, o Departamento Estadual de [...]

  • Valor Imobiliária celebra 22 anos com 22% de desconto no primeiro aluguel

    A Valor comemora 22 anos de atuação no mercado sergipano [...]