Com previsão de chuva com intensidade de moderada a forte, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu, no final da tarde desta quarta-feira, 31, um alerta para as próximas 48 horas. O aviso foi encaminhado através do Serviço de Alerta por SMS 40199 aos mais de 54 mil números telefônicos cadastrados.

A instabilidade meteorológica é monitorada através do sistema ClimAju e demais informações oficiais divulgadas pelos centros especializados em meteorologia. Esse trabalho possibilita a adoção de medidas preventivas e direcionamento de ações para mitigação de eventuais impactos que possam ser provocados pelas precipitações na capital.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju ressalta que o monitoramento ocorre de maneira intensificada. “Nossas equipes mantêm atenção redobrada e prontidão para atendimento aos chamados que venham a ser registrados através do número emergencial 199, em funcionamento 24 horas”, frisa o coordenador.

A população deve ficar atenta aos sinais de anormalidades que possam representar riscos, como é o caso da inclinação de árvores e postes nas áreas de encostas de morro, recalques diferenciados na estrutura das edificações, barulhos diferenciados no telhado e aparecimento de rachaduras. Caso sejam observados sinais de risco, o cidadão deve acionar a Defesa Civil imediatamente, através do número 199.

Serviço de alerta
Para realizar o cadastro e receber as mensagens de alerta basta enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

ClimAju
A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no endereço aracaju.se.gov.br/climaju, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo de diversas regiões da cidade.

Foto: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Hospital da Mulher inaugura nova fase no cuidado à saúde feminina em Aracaju

    A Maternidade Lourdes Nogueira deu início, na segunda-feira, 10, a [...]

  • Inep libera gabarito do primeiro dia do Enem 2025

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [...]

  • Potencial turístico de Sergipe é divulgado no XXVI Congresso Nacional do Ministério Público

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Vice-prefeito Ricardo Marques visita TCE-SE e parabeniza nova presidente eleita

    O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, realizou nesta semana uma [...]

  • Caixa começa a pagar Bolsa Família de novembro

    A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de [...]