
O Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) anuncia a realização de sua 24ª edição, que acontecerá de 3 a 9 de novembro, com o tema ‘Amor Fati, território do querer’. O evento gratuito convida o público em geral, artistas e produtores para uma imersão profunda na filosofia da afirmação plena da vida.
Em sua trajetória existencial, o Curta-SE discorreu sobre temas e perspectivas alinhadas às vivências e aos aprendizados criativos. O Festival postula a importância de cada coisa em seu tempo, viabilizada pela difusão do acesso cultural. Nesse contexto, o evento reforça a importância do fomento das políticas públicas, a institucionalidade da cultura, conjugada com a participação social na definição de suas prioridades.
A temática ‘Amor Fati’, uma expressão latina que significa ‘amor ao destino’, é o estandarte desta edição. A essência filosófica desta edição reside na busca pelo querer imanente e se apoia na máxima de Nietzsche: “Querer liberta: pois querer é criar: assim ensino eu. E somente para criar deveis aprender”.
A diretora e idealizadora do festival, Rosângela Rocha, ressalta o significado da escolha. “O Amor Fati, para nós, é a forma de reafirmarmos que a criação, a arte e a cultura são a nossa potência máxima. É a chance que temos de abraçar o que somos e transformar isso em um novo valor, um novo sentido para a nossa existência e para o festival”, afirma.
A imanência é estabelecida como o princípio ígneo da vida, o fogo criador, que se contrapõe a toda distante exterioridade. O Festival valoriza o instante breve repleto de sentido contra a imortalidade esvaziada de realidade. Dar sentido e dar valor é a forma mais elevada de amar. O conceito de Amor Fati propõe afirmar o que tinha de ser, ao mesmo tempo em que se afirma a vontade de potência em si e no mundo.
“O Curta-SE reitera-se ainda como um espaço vital de afirmação cultural e criativa. Voltamos com uma vivência de crianças, pautada na inocência, experimentação e plasticidade. Esta edição é um convite a dar um novo sentido, um novo valor à nossa existência, proclamando que nada está morto e viva à vida”, reforça.
Realizado pela AVBR Produções, o Curta-SE foi o único projeto sergipano selecionado no programa Petrobras Cultural, considerada a maior seleção pública de patrocínio já realizada pela Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Curta-SE 24
O Festival conta com patrocínio da Petrobras, Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet); apoio cultural do Cine Walmir Almeida, da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Política Nacional Aldir Blanc, e do Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa; além de apoio institucional do Ibero Fest e Fórum dos Festivais.