Reunião no Ministério da Saúde discutiu a nova variante do coronavírus

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reafirmou nesse domingo (28) que a principal arma contra a covid-19 é a vacinação. Mais cedo, o ministro realizou uma transmissão ao vivo nas redes sociais durante reunião de trabalho sobre a variante Ômicron do novo coronavírus.

Segundo Queiroga, o cenário epidemiológico no Brasil é de maior tranquilidade em função da campanha de vacinação. Até o momento, foram distribuídas aos estados 372 milhões de doses, sendo que 308 milhões já foram aplicadas na população.

“Gostaria de tranquilizar todos os brasileiros, porque os cuidados com essa variante são os mesmos cuidados com as outras variantes. A principal arma que nós temos para enfrentar essas situações é a nossa campanha de imunização”, afirmou.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, as medidas de proteção contra a covid-19 devem ser mantidas. “É extremamente importante que mantenhamos foco na campanha de vacinação e que mantenhamos as medidas chamadas não farmacológicas [uso de máscaras], evitarmos aglomerações públicas, higienização das mãos, álcool em gel e etiqueta respiratória”, disse.

Na semana passada, o surgimento de uma variante do novo coronavírus foi confirmado em regiões da África. Batizada de Ômicron – letra grega correspondente à letra “o” do alfabeto -, a cepa B.1.1.529 foi identificada em Botsuana, país vizinho à África do Sul, em meados de novembro.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante pode se tornar responsável pela maior parte de novos registros de infecção pelo novo coronavírus em províncias sul-africanas.

No Brasil, ainda não foi registrado nenhum caso da Ômicron. Por medida de precaução, a partir de amanhã (29), o governo federal decidiu restringir e entrada de passageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue, Eswatini (ex-Suazilândia), Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia.

 

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • “Quarteto fantástico” governista tem densidade política! Desafio é ser popular!

    Um dos principais assuntos nas rodas políticas de Sergipe continua [...]

  • RICARDO VASCONCELOS – Alteração também irá beneficiar a construção da nova sede da CMA

    Novo prédio deverá ser construído no terreno da antiga Associação [...]

  • Câmara aprova projeto que reduz penas dos condenados pelo 8 de janeiro

    A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que prevê [...]

  • Thiaguinho na Praia” chega a Aracaju com programação musical e clima de verão

    A capital sergipana já começa a entrar no clima do [...]

  • Vice-prefeito Ricardo Marques comenta decisão da Justiça que anula licitação do transporte coletivo

    A Justiça determinou a anulação da licitação do transporte coletivo [...]