O Carnaval, uma das festas mais esperadas pelos brasileiros, começa nesta sexta-feira, 17, e vai até terça-feira, 21. Durante esse período, muitas pessoas viajam para aproveitar o feriado prolongado e participar das festividades, o que aumenta o tráfego nas estradas e ruas do país. No entanto, esse aumento no movimento também traz uma grande preocupação: o risco de acidentes de trânsito.
O setor de Ortopedia do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) está chamando a atenção para esse problema, especialmente em relação aos acidentes envolvendo motocicletas ou motonetas, que correspondem a cerca de 75% dos casos. Em fevereiro de 2022, o Huse atendeu 480 vítimas de acidentes de trânsito e, nos primeiros 14 dias deste ano, já registrou 169 entradas na unidade.
Segundo o médico ortopedista Thiago Leal, as principais causas de acidentes de trânsito durante o Carnaval estão relacionadas à inaptidão, imprudência e consumo de bebidas alcoólicas. As lesões mais comuns incluem cortes, escoriações, ferimentos e fraturas nos membros inferiores, como no fêmur, tíbia, bacia e pés.
Para evitar acidentes, Leal faz um alerta para a população. Ele recomenda que as pessoas curtam o Carnaval com prudência e responsabilidade, evitando o consumo de bebidas alcoólicas se for dirigir e optando por um transporte alternativo. É importante também estar atento ao trânsito e obedecer às regras de tráfego, como sinalizações, limites de velocidade e outros veículos nas proximidades. Comportamentos seguros no trânsito podem salvar vidas não só dos motoristas e seus passageiros, mas também de outros foliões.