O lutador Antônio Carlos Júnior, conhecido como “Cara de Sapato”, participante do Big Brother Brasil 2023, tem sido notícia nas redes sociais por suas crises de ansiedade dentro da casa. A situação do brother tem provocado debates e preocupações entre os fãs do programa e especialistas em saúde mental.

De acordo com Leonardo Andrade, professor do curso de psicologia no Centro Universitário Estácio de Sergipe, as crises de ansiedade são períodos intensos de medo ou tensão que podem ser desencadeados por eventos estressantes ou sem uma causa aparente. “As crises de ansiedade são caracterizadas por sintomas físicos e psicológicos, incluindo sudorese, palpitações, tremores, fadiga, dificuldade de concentração, pensamentos angustiantes e sensação de falta de ar. Esses sintomas podem ser intensos e desagradáveis, mas é importante destacar que eles são temporários e geralmente diminuem em questão de minutos”, explica o especialista.

“Não é frescura”, alerta Leonardo Andrade

Leonardo destaca ainda que os atletas, como Cara de Sapato, são frequentemente submetidos a situações estressantes, como competições, treinamentos intensos e cobranças por resultados, o que pode desencadear crises de ansiedade e afetar negativamente a sua performance esportiva. Além disso, a pressão por manter a forma física e a sua saúde mental também pode contribuir para o desenvolvimento de ansiedade.

No caso de Cara de Sapato, é importante enfatizar também que ele é diagnosticado com Síndrome de Tourette, uma condição que se caracteriza por tiques motores e vocais repetitivos e involuntários. “A Síndrome de Tourette e a ansiedade são condições que estão frequentemente relacionadas”, comenta o psicólogo. “Os indivíduos com esta síndrome podem experimentar ansiedade como resultado da preocupação com os tiques e dos sintomas físicos e sociais relacionados. Além disso, a ansiedade pode desencadear ou piorar os tiques em algumas pessoas com Síndrome de Tourette. Por esta razão, o tratamento da ansiedade é importante para melhorar a qualidade de vida das pessoas com Síndrome de Tourette”.

É preciso destacar ainda que as crises de ansiedade são temporárias e podem ser gerenciadas através de práticas de relaxamento, manutenção de uma vida saudável e busca de apoio psicológico. “Se as crises forem frequentes e interferirem na vida diária, é importante procurar ajuda médica para avaliar se é necessário tratamento”, afirma o professor.

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Hemose realiza homenagens para Dia Nacional do Doador de Sangue

    Nesta segunda-feira, 25, será comemorado o Dia Nacional do Doador [...]

  • Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou  a atualização [...]

  • Sergipe alcança a menor taxa de desemprego da história

    A informação foi confirmada pelos dados da Pesquisa Nacional por [...]

  • Taxa de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que dos homens

    A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% [...]

  • Setor aéreo registra o melhor outubro da história com cerca de 8,3 milhões de passageiros

    O setor aéreo brasileiro registrou o melhor mês de outubro [...]