Diego Borrajo explica benefícios dos alinhadores e recomenda tratamento

A procura pela estética aumenta a cada dia e os sorrisos metálicos estão sendo cada vez menos procurados, abrindo espaço para a ‘ortodontia invisível’. Os alinhadores invisíveis são tendência, mas não são novidade. Os aparelhos foram criados na década de 90, estão se aprimorando e ganhando mais espaço na rotina dos pacientes dos ortodontistas.

“Os aparelhos invisíveis são alinhadores transparentes que têm a mesma função do aparelho ortodôntico tradicional: cuidar da sua saúde bucal. Apesar de não possuírem as partes metálicas comuns aos aparelhos ortodônticos, os alinhadores invisíveis também são capazes de proporcionar um sorriso harmônico e saudável”, explica o cirurgião dentista Diego Borrajo.

Além da estética, o conforto de não ter um fio ou um bráquete machucando a mucosa é excelente. O fato de poder passar um fio dental como se não estivesse sob tratamento ortodôntico, de poder retirar o aparelho e tirar fotos sem medo de sorrir são alguns dos motivos de grande procura por esse tratamento.

Ortodontia digital
Os planejamentos digitais visam um tratamento mais conservador. Com os desgastes interproximais sendo realizados de forma mais precisa, há a possibilidade de simular resultados finais antes de iniciar o tratamento. Também de poder escolher tratar o caso com ou sem extração, vendo como finalizaria cada uma das opções. Um verdadeiro test drive do sorriso.

“Esse sistema tem indicação para quase todos os tipos de maloclusões, mas tudo vai depender da habilidade do ortodontista em planejar o caso e a sua experiência com a técnica. Os casos mais comuns são os de apinhamentos dentários, tanto na arcada superior quanto na arcada inferior. Com suficiente conhecimento da técnica e eventualmente alguns aparatos auxiliares no tratamento, boa parte das mordidas erradas podem ser corrigidas com este sistema”, alerta o ortodentista.

Mas nem todos os casos podem ser resolvidos com os alinhadores. Apesar de ser constatado que a maioria pode ser tratados com esse tipo de aparelho, existem limitações como: molares muito inclinados, casos com indicação de cirurgia ortognática e tracionamentos. Alguns casos requerem um maior cuidado e técnicas conceituais. Como regra geral devem ser evitados em casos que não seria indicado nem o aparelho fixo.

Como funciona?
Os alinhadores são feitos de plaquinhas transparentes, semelhante às placas de clareamento dental. Os dentes são movimentados gradualmente a medida em que se troca de alinhador. “Cada alinhador é ligeiramente diferente do anterior com as arcadas um pouco mais alinhadas, então esta troca sequencial vai fazendo com que os dentes se movimentem com controle total da força aplicada.
A produção dos alinhadores personalizados começa pela moldagem da placa superior e inferior. “Essas plaquinhas são móveis, ou seja, é necessário retirá-las para comer, escovar os dentes e passar fio dental. O diferencial é, que diferentemente dos aparelhos móveis, elas são feitas com material invisível”, explica Diego Borrajo.

Da mesma forma que qualquer aparelho ortodôntico, esse também precisa de alguns cuidados. “O aparelho pode ser retirado para fazer as principais refeições e para escovar os dentes normalmente. Mas, se forem líquidos, os pacientes não precisam tirar, exceto se for algo extremamente quente pois, pode deformar a placa. Deve ser usado, no mínimo, 18 até 22 horas por dia, para que o tratamento tenha maior probabilidade de sucesso”, orienta.

“Se o paciente é uma pessoa muito vaidosa, se importa demais com a imagem, odeia aparelhos dentais indiscretos e não suporta os aparelhos normais, a boa notícia é que o primeiro beneficio é não ter que passar por tudo isso. O alinhador invisível é a solução dos seus problemas. O aparelho é discreto e transparente. Outra vantagem é que ele não é fixo, sendo de fácil remoção para a realização de refeições e higiene bucal”, recomenda o ortodentista.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Hemose realiza homenagens para Dia Nacional do Doador de Sangue

    Nesta segunda-feira, 25, será comemorado o Dia Nacional do Doador [...]

  • Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou  a atualização [...]

  • Sergipe alcança a menor taxa de desemprego da história

    A informação foi confirmada pelos dados da Pesquisa Nacional por [...]

  • Taxa de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que dos homens

    A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% [...]

  • Setor aéreo registra o melhor outubro da história com cerca de 8,3 milhões de passageiros

    O setor aéreo brasileiro registrou o melhor mês de outubro [...]