A oposição à proibição do Comitê Olímpico Internacional a protestos no pódio durante os Jogos de Tóquio se intensificou nesta sexta-feira (23), com mais de 150 atletas, acadêmicos e ativistas de justiça social assinando uma carta aberta exigindo mudanças na Regra 50.

O COI relaxou no começo deste mês a regra que proibia atletas de realizar qualquer protesto, e agora permite que eles façam gestos no campo da competição, desde que não causem perturbações e respeitem os seus colegas competidores.

No entanto, ainda há a ameaça de sanções se os protestos forem feitos no pódio durante os Jogos.

A carta diz que acrescenta uma “voz coletiva” aos pedidos para modificar a Regra 50.

“Acreditamos que a comunidade global do esporte está em um ponto de inflexão em questões raciais e de justiça social, e pedimos que vocês, como líderes dos movimentos olímpicos e paralímpicos, tenham um compromisso maior com os direitos humanos, a justiça racial/social e a inclusão social”, disse a carta.

Entre os signatários, estão os corredores negros norte-americanos Tommie Smith e John Carlos, expulsos das Olimpíadas de 1968 após abaixarem a cabeça e erguerem o punho com luvas negras no pódio em protesto contra a desigualdade racial.

A carta pediu que nenhuma punição fosse imposta em atletas que protestassem no pódio no Japão e exigiu uma revisão da Regra 50 após a Olimpíada de Inverno de Pequim do próximo ano.

 

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Orçamento familiar: Norte e Nordeste lideram comprometimento da renda no país, aponta Serasa

    O orçamento das famílias brasileiras sofre pressões diferentes conforme a [...]

  • Ambulatório de Retorno amplia estrutura e fortalece assistência pós-alta dos pacientes atendidos pelo Huse

    O Ambulatório de Retorno do Hospital de Urgência de Sergipe [...]

  • Prefeitura de Aracaju abre licitação para elaboração de Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de [...]

  • Pesquisa revela que brasileiro prefere emprego com carteira assinada

    Apesar do barulho das redes sociais, o emprego com carteira [...]

  • Justiça mantém liminar que derruba imposto na exportação de petróleo

    O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) negou recurso da União [...]