Com a pandemia do novo coronavírus, a educação brasileira, em todos os seus níveis, precisou se adaptar à nova realidade e a educação a distância ganhou força no país. De acordo com os dados do INEP 2020, na divulgação do último Censo do Ensino Superior, foi percebido um aumento de 25,7% no número de matrículas de cursos superiores a distância em relação aos cursos presenciais para a rede privada. Foi a primeira vez que o número de alunos matriculados na modalidade EaD superou o volume de alunos dos cursos presenciais.

Karen Sasaki, gerente acadêmica da Unit EaD

Segundo a gerente acadêmica da Unit EAD, Karen Sasaki, “isso significa que os ingressantes estão tendo mais acesso em função dos valores de mensalidades inferiores e ao alcance que o EAD consegue ter. Também percebemos uma movimentação de migração de alunos do presencial, que estão concluindo seus cursos na modalidade a distância, pois não há nenhuma diferença no diploma. O EAD consegue cada dia mais democratizar o acesso à educação e ter um maior alcance nos estados brasileiros”.

Com o passar dos anos, esse tipo de ensino se modernizou e acompanhou o avanço das tecnologias, desde as fitas cassetes aos vídeos transmitidos pela internet. O que se traduz em uma melhoria de qualidade muito significativa em conteúdos didáticos, em recursos educacionais, em tecnologia, investimentos de uma forma geral para oferecer um bom curso EaD por parte das instituições, que também precisaram se adaptar a essa nova realidade.

“Com o aumento da qualidade no EAD e a crescente hibridização dos cursos, acredito que em um futuro próximo não haverá mais diferença entre as modalidades. Será uma preocupação única: que é com a aprendizagem. Ainda creio que a principal diferença entre as modalidades é no desenvolvimento de competências. O aluno EAD é exigido a desenvolver uma autonomia, assumir responsabilidades, ter pró-atividade e solidariedade. Estas competências também são desenvolvidas na modalidade presencial, mas no EAD se tornam essenciais para o sucesso do aluno”, comenta Sasaki.

A gerente acadêmica ainda comenta as vantagens do ensino EaD, que, por ter um planejamento definido, faz com que o aluno possa se planejar melhor para estudar e manter os estudos em dia.

“As principais vantagens são a flexibilidade de escolher local, data e horário para estudar, contando com a disponibilidade de ter todos os dias da semana um professor para dar apoio quando for necessário, diferente de um curso presencial onde se precisa aguardar o horário da aula para conversar com o professor. Os cursos a distância têm uma grande preocupação com o planejamento, o que permite ao aluno se organizar melhor, saber quais os seus objetivos de aprendizagem e tudo isso dentro de uma plataforma de aprendizagem que vai mostrando ao estudante o progresso dele, onde precisa melhorar e aprimorar. Tudo isso aliado a uma portabilidade, com acesso em diferentes dispositivos: celulares, computadores pessoais, tablet, etc.”, acrescenta.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Centro de Terapias Integradas do Ipesaúde marca progresso na qualidade de vida de crianças neurodivergentes

    “Por já ter trabalhado com uma neuropediatra adquiri a facilidade [...]

  • Ricardo Marques propõe reduzir custos de taxistas e motoristas de aplicativo com incentivo à mobilidade limpa

    O vice-prefeito de Aracaju e pré-candidato ao Governo de Sergipe, [...]

  • Prefeitura e movimentos sociais alinham ações para os 25 anos da Parada LGBTQIAPN+ de Sergipe

    A Prefeitura de Aracaju recebeu, nesta quinta-feira, 25, integrantes da [...]

  • Preços de combustíveis e café caem e inflação recua em junho, aponta prévia do IBGE

    Arquivo Preços do café moído tiveram redução média de 3,69 [...]

  • Calcinha Preta reúne mais de 23 mil pessoas em Aracaju e protagoniza um dos maiores shows do São João 2026

    A Calcinha Preta mostrou mais uma vez por que é [...]