Por Nathalie Fontes
Com o aumento da audiência na internet e, principalmente, nas redes sociais o número de creators disparou nessas plataformas. Eles atuam nos mais variados temas: moda, tecnologia, saúde, comunicação, alimentos. Mas afinal, o que são creators?
Creator: tradução de criador. O Digital Creator além de um influencer, ele cria conteúdos relevantes para seu público. A pessoa reúne em suas redes um relacionamento confiável com a audiência e alguns realizam uma criação de comunidade. Mais que postar fotos, os creators auxiliam o público a crescer com o seu conteúdo. Ele pode não ter milhares de seguidores, mas tem autoridade no assunto e conseguem de fato influenciar diversas pessoas no segmento.
Quando falamos em Digital e Marketing de Influência, diversas estratégias são importantes para traçar o objetivo da sua campanha. Diversos influencers e criadores de conteúdo são importantes para complementar essa estratégia na rede social, seja com objetivo de branding ou de vendas.
Como eles ajudam nos negócios?
Sempre que alguém posta em uma rede social está compartilhando algo, podendo usar somente fotos, textos ou vídeos mais elaborados. Um verdadeiro creator geralmente realiza pesquisa com o público, já tem sua persona elaborada e sabe quais principais temas abordar, quais as dores do seu seguidor e como apresentar as soluções.
Aí que entra o seu negócio. Com o aumento dos creators, fica bem mais fácil encontrar o público específico. Verificar o nicho, qual tema tem relevância. O que aquele conteúdo agrega de valor nos seguidores? Como acontece a jornada do seu cliente? Que locais ele costuma frequentar?
Conhecendo o púbico do seu negócio, fica mais simples comunicar com esse público específico e, inclusive, trabalhar com micro influenciadores. Melhor que falar com 300 mil pessoas, é falar com 5mil que possuem interesse no tema abordado e quer comprar seu produto/ou serviço.
Confira quais são os creators ou influencers que tem ligação e autoridade com seu público e nicho. Verifique a relevância do assunto e o engajamento com os seguidores. Seja verdadeiro, muitas empresas contratam influencers e percebem que o produto/serviço não tem ligação com a vida real do criador. Por exemplo: não adianta uma pessoa falar sobre saúde e, durante diversos stories, mostrar hábitos que não condiz com o que ela vende.
DICA: Acompanhe os creators, verifique o retorno dos seguidores e não esqueça que a sua empresa também precisa fazer a parte dela. Procure um profissional de marketing para que ele aproveitar da melhor maneira possível esse canal de venda e relacionamento.