O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) considerou que o desabamento de dois prédios no bairro Muzema, na última sexta-feira (12), decorreu da omissão do poder público, que não coibiu a construção de imóveis irregulares nem deu segurança para fiscais trabalharem na região. A entidade se manifestou por meio de sua diretoria, durante coletiva em sua sede, no centro do Rio.

“Se o poder público, no caso a prefeitura, tem o poder de polícia, de mandar demolir uma construção irregular, por que não se fez? Por que não se deu consequência a isso? A justificativa de que os fiscais não puderam entrar porque tem milicianos está errada. O que não pode é ter miliciano. O poder estadual também está omisso nisso, pois permitiu haver milícia. O poder estadual foi ausente, pois não fez frente à milícia. Existe uma corresponsabilidade, ou coirresponsabilidade, porque chegamos a esse ponto e vidas estão sendo ceifadas”, disse o vice-presidente do Crea-RJ, Eduardo König, que é engenheiro civil.

O presidente da entidade, Luiz Antonio Cosenza, disse que concessionárias de água e eletricidade acabam incentivando esse tipo de ocupação ilegal ao fornecerem seus serviços a imóveis que não poderiam sequer ser construídos.

“Uma solução simples pode ser um convênio, um termo de ajuste, entre a prefeitura e as concessionárias, porque a pessoa só vai morar em um determinado local se houver água e luz. Se a obra é irregular, a prefeitura chega na concessionária e diz para não fazer a ligação. Mas o ideal é que não se permita o crescimento dessas moradias, porque depois que cresce, fica mais difícil tirar. Em Rio das Pedras [área vizinha também controlada pela milícia], quem é que consegue tirar? Ali, só tendo um grande projeto de moradia popular para incluir todos, mas tem que ser um projeto de estado”, disse Cosenza.

O presidente da Crea-RJ fez uma advertência que engenheiros que trabalhem em obras irregulares poderão enfrentar a Comissão de Ética da entidade e ter seus registros cassados.

Segundo o último balanço do Corpo de Bombeiros, divulgado neste domingo, 10 pessoas morreram no desabamento. As equipes trabalham com a possibilidade de que mais 14 pessoas estejam desaparecidas.

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Comércio cresce 0,5% em fevereiro e atinge maior patamar da história

    As vendas no comércio cresceram 0,5% na passagem de janeiro [...]

  • Simão Dias vira capital da cidadania com a 45ª edição do ‘Sergipe é aqui’ nesta sexta, 11

    O programa 'Sergipe é aqui' chega à sua 45ª edição [...]

  • Assinada ordem de serviço para construção de uma nova creche na zona Norte de Aracaju

    Aracaju ganhará uma nova creche a partir da assinatura da [...]

  • “Chuva de especulações” revela um cenário político bastante indefinido para 2026

    Nos últimos dias a “fábrica de especulações” sobre o cenário [...]

  • Advogado sergipano Andress Amadeus recebe ex-Secretário Nacional da Diversidade Cultural em nova filial em Brasília

    Com nova filial inaugurada em Brasília, o escritório de advocacia [...]