Acesso ao celular de Jair Bolsonaro e seus aliados. É o que pede a CPMI sobre os atos de 8 de janeiro e, para isso, aprovou ontem requerimento para que a Polícia Federal (PF) compartilhe o resultado da análise feita no aparelho do ex-presidente apreendido na Operação Venire, que apura suspeita de fraude no cartão de vacinação dele e de sua filha.

O ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid também poderão ter os dados de seus celulares acessados pelos parlamentares. A PF precisa responder aos pedidos e ainda não há garantia de que a comissão terá acesso às informações. O senador Rogério Carvalho (PT-SE) é o autor do requerimento aprovado. Na justificativa, ele afirma que Bolsonaro usou as redes sociais como instrumento de desinformação e prática de atos ilícitos. “Nessa linha, é importante que tenhamos acesso a uma ferramenta que possibilitou essas postagens: o celular do ex-presidente”.

Entre os 285 requerimentos dos parlamentares, foram aprovados os pedidos de convocação de aliados e ex-integrantes do governo Bolsonaro como testemunhas. Anderson Torres, Braga Netto, Augusto Heleno e Mauro Cid estão na lista mas ainda não há data para que deponham. Por outro lado, a CPMI rejeitou a convocação de pessoas ligadas ao governo Lula, como o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; o ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias; e o ex-diretor-adjunto da Abin Saulo Moura da Cunha.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes disse ontem que os casos mais graves do 8 de janeiro serão julgados até o fim do ano. Isso será possível porque a Procuradoria-Geral da República pretende fazer denúncias em bloco.

 

Fonte: Portal Meio

Foto: Edilson Rodrigues

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Alex Melo parabeniza Emília Corrêa por assinatura de Ordem de Serviço para obra de infraestrutura no Povoado Areia Branca

    Durante a sessão desta terça-feira, 12 de agosto, o vereador [...]

  • Governo do Estado já repassou mais de R$1 bilhão para os municípios em 2025

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Bolsonaro pede a Moraes autorização para realizar exames médicos

    A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta terça-feira (12) [...]

  • Anvisa aprova medicamento oral para tratar tumores cerebrais

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou esta semana [...]

  • Ações de paisagismo na Zona Norte de Aracaju agradam moradores da região

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de [...]