Multas chegam a R$ 15,2 milhões pela comercialização dos medicamentos

A Secretaria-Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (SCMED) multou empresas do setor farmacêutico em R$ 15,2 milhões pela comercialização de medicamentos usados no enfrentamento à covid-19 acima do preço autorizado no Brasil.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a aplicação de multas é resultado de atividades de monitoramento e de fiscalização do setor, realizadas pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), cuja Secretaria Executiva é exercida pela agência.

“As ações de monitoramento e fiscalização foram iniciadas em julho de 2020, quando foi criada uma força-tarefa específica para atuar durante a pandemia de covid-19. De lá para cá, o grupo tem atuado para coibir a comercialização de medicamentos com preços superiores aos autorizados”, explicou a Anvisa, em nota, na noite de ontem.

De acordo com a CMED, de julho de 2020 a março de 2021 já foram instaurados 139 processos de sanção e aplicadas 64 multas aos agentes do setor farmacêutico que descumpriram as regras de preços.

Diligências

Desde que a força-tarefa teve início, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos trabalhou com diligência junto a empresas farmacêuticas, encaminhando 73 ofícios aos fabricantes, com solicitações de dados de comercialização dos medicamentos do kit intubação orotraqueal.

Também foram solicitadas informações às secretarias estaduais de Saúde e às municipais das capitais, com a solicitação de informações sobre ocorrência de sobrepreço envolvendo medicamentos sedativos e bloqueadores musculares destinados ao enfrentamento da pandemia de covid-19 em compras públicas.

A Força Tarefa buscou ainda junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) dados relacionados a aquisições de medicamentos por hospitais privados e planos de saúde.

 

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Conheça as regras sobre perdão de dívidas tributárias para MEIs

    Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional detalha as regras sobre o perdão [...]

  • Governo de Sergipe divulga resultado preliminar do programa CNH Social 2026

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Transporte é o principal desafio da infraestrutura para 75% dos industriais brasileiros

    Custos logísticos sobem e comprometem competitividade de 70% dos industriais, [...]

  • SMTT prepara esquema especial de trânsito para três corridas de rua neste final de semana em Aracaju

    As corridas contarão com a presença da SMTT. A Prefeitura [...]

  • São Cristóvão será sede do Encontro Nacional das Procissões do Fogaréu em 2028

    A Cidade Mãe de Sergipe foi escolhida para sediar, em [...]