Os novos corredores de trânsito de Aracaju começam a funcionar nesta sexta-feira, 11. A partir de agora, pedestres, condutores, motociclistas e ciclistas devem redobrar a atenção para as novas regras de trânsito nos corredores Hermes Fontes, Augusto Franco, Beira Mar e Centro/Jardins.
Para que a população se adeque às mudanças, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT), realiza, pelos próximos 30 dias, uma campanha educativa nessas vias a fim de orientar e conscientizar a população. Passado o período de adequação, aqueles que desrespeitarem as regras, estarão sujeitos a autuações.
Com investimento de quase R$46 milhões, a gestão municipal construiu os novos corredores com o principal objetivo de garantir maior fluidez no trânsito, mobilidade, segurança e acessibilidade à população, sobretudo aos que utilizam o transporte público coletivo, para que possam chegar aos seus destinos de maneira mais célere. Com a faixa exclusiva para ônibus, o tempo de deslocamento dos usuários poderá reduzir em 20%.
De acordo com o superintendente da SMTT, Renato Telles, o investimento era uma das metas do Planejamento Estratégico da atual gestão da Prefeitura de Aracaju. “Os corredores foram pensados para beneficiar toda a população, desde os usuários do transporte público, aos pedestres, condutores e ciclistas. A partir de agora, todos os ônibus estarão circulando, nesses corredores, apenas nas faixas exclusivas. É um ‘ganha-ganha’ para a sociedade, em especial para os usuários do transporte público”, afirma Renato Telles, ao ressaltar que essa medida contribuirá para a redução do tempo de descolamento das viagens do transporte coletivo.
Corredor Hermes Fontes
A atenção da população deverá redobrar ainda mais quando se tratar do corredor da Hermes Fontes, o único que funcionará em tempo integral e onde a faixa exclusiva e os abrigos de ônibus se encontram localizados no canteiro central da via.
Com uma extensão de 6,8 km, o corredor inicia na avenida Barão de Maruim e segue até o conjunto Orlando Dantas. Como os abrigos de ônibus estão centralizados, foram implantadas lombofaixas, tornando a travessia dos pedestres mais segura.
 
Corredor Beira Mar
O corredor da avenida Beira Mar inicia no terminal da Atalaia e vai até o Mercado Thales Ferraz, no Centro. Foram investidos mais de R$8,2 milhões para a construção deste corredor, que conta com 10 km de extensão, como a implantação de uma nova sinalização, retirada do pavimento asfáltico, recapeamento de toda a via, construção de cerca de 100 rampas de acessibilidade, calçadas e implantação da sinalização vertical e horizontal.
Com o início do funcionamento, ficará proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, e das 16h às 19h, nos seguintes locais: avenida Beira Mar, entre o Parque dos Cajueiros e a região do antigo Palácio de Veraneio; entre a  avenida Tancredo Neves e a rua Júlio Santana, na região da Praia Formosa; avenida Otoniel Dória, entre a travessa Hélio Ribeiro e a avenida Marechal Mascarenhas de Morais.
 
Corredor Centro/Jardins
O corredor Centro/Jardins, que vai do conjunto Augusto Franco até o Centro, não foi necessária a criação de uma nova via, já que na maior parte do percurso já há três faixas para circulação de veículos. Com investimento de R$ 7,3 milhões, a Prefeitura de Aracaju concretizou os 11,5 km de extensão do corredor, que percorre os bairros São José, 13 de Julho, Jardins e Inácio Barbosa.
O funcionamento será da seguinte forma: ficará proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva de segunda a sexta-feira, entre às 6h e 9h, e 16h e 19h, na avenida Vereador Manoel Dória, entre a rua Presbítero Adel Alves Oliveira e a ponte Gilberto Vila Nova de Carvalho; avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, entre o Hospital Primavera e a avenida Deputado Sílvio Teixeira; rua Cedro, entre as avenidas Anísio Azevedo e Augusto Maynard; rua Itabaiana, entre as avenidas Augusto Maynard e Barão de Maruim; rua Capela, entre a rua Divina Pastora e avenida Barão de Maruim.
Corredor Augusto Franco
Já no corredor Augusto Franco, que vai da avenida Francisco José da Fonseca (a chamada Gasoduto) até a rua São Cristóvão, no início da avenida Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro), foi construída uma nova ciclovia, garantindo a implantação de mais uma faixa de circulação destinada aos ônibus, restando duas para os demais veículos.
Também será proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h, entre as avenidas Presidente Tancredo Neves e Gonçalo Rollemberg Leite. Já entre a avenida Gonçalo Rollemberg Leite e a rua São Cristóvão, será de segunda a sexta, das 6h às 9h, e das 16h às 19h.

 

 

 

Fonte: PMA 

Foto: Michel de Oliveira/PMA

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