Um cenário muito comum nas festividades juninas é aquele em que as barracas estão iluminadas e repletas de fogos de artifício prontos para a comercialização. Porém, como são locais que concentram material explosivo, é preciso que a venda desses produtos ocorra com segurança para toda a população. Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) vem atuando com as análises de projetos e vistorias técnicas para garantir a segurança dos festejos juninos em Sergipe.

A primeira etapa da atuação da corporação com relação às barracas de fogos de artifício é a vistoria prévia, conforme ressaltou o capitão Marcos Lima, integrante da equipe de fiscalização do Corpo de Bombeiros. “Para vermos se aquele local oferece as condições de segurança, como, por exemplo, o distanciamento de locais de concentração de público, residências e postos de combustíveis”, destacou.

Com o resultado da avaliação do Corpo de Bombeiros, o relatório é encaminhado à pessoa que solicitou a vistoria junto à corporação. “Se as instâncias estiverem compatíveis com as nossas normas de instrução técnica, o local é liberado para a montagem da barraca. Quando as barracas forem montadas, é feita uma nova vistoria para verificar o tamanho da barraca e a distância entre as demais”, revelou o capitão.

Além da estrutura física, ainda conforme o capitão Marcos Lima, itens técnicos de segurança também são verificados pelo Corpo de Bombeiros. “Os dispositivos de segurança, a exemplo de extintores de incêndio e brigada incêndio, e verificar se aqueles artefatos estão acondicionados de uma maneira correta. Mediante a isso, estando tudo de acordo com a norma, as barracas de fogos de artifício são liberadas”, explicou.

Mas o capitão Marcos Lima ressaltou que a venda de fogos de artifício também depende da autorização da Polícia Civil, além das vistorias técnicas do Corpo de Bombeiros. “Para a venda, é preciso autorização dos dois órgãos. Com relação ao armazenamento, há a exigência de projeto, que deve ser encaminhado à corporação. O nosso corpo técnico faz a análise, estando correto, o projeto é aprovado pelo Corpo de Bombeiros”, realçou.

Fiscalizações – Ainda na perspectiva de garantir a segurança das barracas de vendas de fogos de artifício, o Corpo de Bombeiros atua com fiscalizações preventivas. “Vamos aproveitar a semana da prevenção, que está sendo realizada pela corporação, para realizarmos algumas fiscalizações, principalmente em comércios classificados como de baixo risco, que necessitam da liberação on-line”, mencionou o capitão.

 

Fonte: Governo de Sergipe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Câmara dos Deputados discute adoção do voto distrital misto nas eleições

    Modelo defendido pelo sistema associativista combina a eleição de representantes [...]

  • SMTT informa desvio temporário na Santa Gleide durante obra emergencial da Iguá a partir de terça-feira, 3

    Agentes de trânsito estarão no local durante a intervenção para [...]

  • Sergipe registrou recorde histórico na produção de milho em 2025

    A Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) divulgou, [...]

  • Jucese promove evento gratuito com foco em decisões estratégicas para o crescimento dos negócios

    Tomar decisões estratégicas é um dos principais desafios de quem [...]

  • Prefeita Emília inaugura novo letreiro turístico inspirado na identidade cultural da capital

    Com investimento de R$ 90 mil, monumento instalado na Orla [...]