Desde o início desta semana que uma área urbana, pertencente à prefeitura de Aracaju, entre a av. Mário Jorge e a maré do Apicum, braço hidrográfico do rio Poxim, está ocupada por militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, o MTST.

E na noite desta sexta, 11, a situação se tornou dramática, uma vez que a força policial ligada à administração aracajuana, a Guarda Municipal, que realizava rondas e monitoramentos no espaço desde o início da ocupação, fez o uso da força e disparou tiros que, ao final, acabaram atingindo uma das pessoas que reivindicavam o espaço público com o intuito de garantir moradia própria.

Natrannely Pereira dos Santos, 18 anos, gestante, acabou sendo alcançada por um disparo. A prefeitura aracajuana, através de nota (leia abaixo), apressou-se em admitir que a vítima foi alvejada e que passa bem, resignando-se a relatar que, por conta de uma abordagem que teria identificado criminosos trafegando nas imediações da ocupação, não seria possível, neste momento, identificar a autoria dos diparos.

Assista ao vídeo logo após  nota oficial da prefeitura de Aracaju.

A Prefeitura de Aracaju reitera que a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) desenvolve um papel fundamental para manter a ordem no local da ocupação e que, desde o primeiro momento, atua na preservação do patrimônio e ordem pública. Na noite desta sexta-feira, 11, os guardiões abordaram um veículo com cinco homens. Nele foram encontrados certa quantidade de maconha e cocaína, o que levou a GMA a efetuar a prisão dos suspeitos. Ao notar que eles seriam presos, dezenas de pessoas da ocupação começaram a atirar pedras e pedaços de madeira, além do disparo de rojões contra a guarnição. Foram efetuados disparos de contenção deflagrados para o alto com o propósito de afastar a turba e abrir caminho para a condução dos suspeitos à delegacia.

Não há ainda nenhuma confirmação de que o ferimento na vítima Nathanelly dos Santos tenha sido causado por projétil de arma de fogo disparado por algum integrante da corporação, porém a direção da Guarda Municipal já recolheu as armas dos guardiões envolvidos no evento para a realização de perícia. Quanto a Nathanelly, ela se encontra bem. Foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento Fernando Franco. O ferimento foi superficial, na pele. Ela foi encaminhada para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) porque, o cirurgião avaliou que ela deveria passar por uma consulta com um cirurgião torácico. A paciente deixou a UPA sem queixa de dor.

Três dos cinco homens foram detidos pela Guarda e levados para a delegacia plantonista sul, no conjunto Augusto Franco. Todos apresentam passagens pela Polícia pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, roubo e tráfico de drogas. Os outros dois foram liberados, pois não tinham ligação com as drogas encontradas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Artesãos sergipanos marcam presença na Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará

    O artesanato sergipano tem mais uma participação garantida em eventos [...]

  • STF retoma julgamento que pode ampliar foro privilegiado

    O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta sexta-feira (20) o [...]

  • Eleições 2024: primeiro digita o voto para vereador depois para prefeito

    O primeiro turno das eleições 2024 será realizado no dia [...]

  • Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

    Os ministérios das Mulheres e o Ministério do Trabalho e [...]

  • Moraes rejeita recurso do X contra bloqueio de perfis de Monark

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), [...]