Um grupo de pesquisa dos Estados Unidos (EUA) declarou que uma instalação de lançamento de foguete na Coreia do Norte “parece ter voltado ao seu status normal de operação”.
O grupo 38 Norte analisou imagens comerciais de satélite tiradas, na quarta-feira (6), da Estação de Lançamento de Satélite Sohae, em Tongchang-ri, no noroeste do país.
O grupo disse que as imagens indicam que as atividades para a reconstrução da plataforma de lançamento e local de teste de motor, que tiveram início antes da cúpula entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, em Hanói, continuam em alta velocidade.
O grupo também se referiu à grande estrutura cúbica, que acredita ser utilizada para uso de montagem de mísseis balísticos.
Disse ainda que o trabalho relacionado com estrutura de transferência, montada em trilhos na plataforma de lançamento, parece ter terminado por volta de quarta-feira, e que a estrutura agora poderá estar em condição operacional.
O grupo informou que guindastes foram removidos da plataforma e que veículos são visíveis nas proximidades de edifícios.
As mais recentes observações poderão representar outro efeito negativo para as negociações entre Washington e Pyongyang no processo de desnuclearização.
*Com informações da NHK (emissora pública de televisão do Japão)
Fonte: Agência Brasil