Nesta segunda-feira (12), foi assinado um convênio entre o Governo do Estado e os Consórcios Públicos do Agreste Central (CPAC) e do Centro Sul Sergipano (Conscensul) para implantação de aterros sanitários. O convênio beneficiará 36 municípios sergipanos.

Segundo o diretor-presidente Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), Luiz Hamilton Santana, os municípios não possuem recursos para construírem sozinhos um aterro. “Com este convênio, a Agência Reguladora poderá fazer um chamamento público e através de um procedimento de manifestação de interesse para que sejam feitos os estudos locacionais, jurídicos e de viabilidade para que estes consórcios, através de seus consorciados, possam construir os aterros sanitários e, consequentemente, erradicar os lixões”, acrescenta.

Para o procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, é importante que o Tribunal esteja atento ao cumprimento da legislação. “Está sendo implementado no Brasil e, aqui no Estado, por força de lei, para que cada município possa ter seu plano de resíduo sólido e a destinação desses resíduos, que são os lixos. E é importante que a Agrese, agência reguladora estadual, forneça expertise para que possa ser feita a contratação desses serviços e o gerenciamento desta situação”, pontua.

 

CPI do Lixo: um “museu de grandes novidades”

Faça o seu dinheiro trabalhar por você: invista!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • PL Antifacção dará respostas mais severas ao crime organizado, avalia ministro da Justiça

    O projeto de Lei Antifacção foi aprovado ontem (24) na [...]

  • Sergipe retoma campeonato universitário de futebol e se consolida como realizador de eventos esportivos

    Com a aproximação dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2026), evento [...]

  • DÓLAR: moeda cai 0,60% e fecha no menor valor desde maio de 2024

    O dólar comercial fechou o último pregão em queda de [...]

  • Prefeitura aumenta proteção de bebês contra bronquiolite com oferta de mais imunizante em Aracaju

    A proteção dos bebês e crianças pequenas contra a bronquiolite [...]

  • Banese obtém lucro líquido recorde de R$ 151,5 milhões em 2025

    O Banese continua superando os próprios resultados, e encerrou 2025 [...]