A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou que a bandeira tarifária em vigor em maio de 2025 será a amarela. Com isso, o valor extra na conta de luz será de R$ 1,885 para cada 100 kWh consumidos. A decisão foi tomada em função da diminuição das chuvas, característica da passagem do período úmido para o seco, com projeções indicando precipitações e volumes de água nos reservatórios abaixo da média para os próximos meses.

Desde dezembro de 2024, o país vinha operando sob a bandeira verde, refletindo boas condições para a produção de energia elétrica. No entanto, com a chegada do período de estiagem, a expectativa é que a geração de energia por hidrelétricas sofra uma queda. Esse cenário pode exigir o uso mais frequente de termelétricas, que têm custos de produção mais elevados.

O modelo de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para trazer mais clareza ao consumidor sobre os custos de geração de energia a cada mês. A ferramenta funciona como um indicativo das condições do setor elétrico e orienta os usuários quanto ao cenário energético do país.

Diante da ativação da bandeira amarela, a ANEEL reforça a importância de manter o consumo consciente de energia. Evitar desperdícios e adotar práticas de economia são atitudes fundamentais para colaborar com a sustentabilidade e a estabilidade do sistema elétrico.

Fonte: Brasil 61

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Contas de luz terão bandeira amarela em maio

    A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou que a [...]

  • Direitos Humanos firma parceria voltada à prevenção de violências contra crianças e adolescentes com deficiência

    O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por [...]

  • SMTT de Aracaju lança novas linhas circulares de ônibus para atender a região do centro

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de [...]

  • A VALOR TRAZ COM EXCLUSIVIDADE PARA SERGIPE O CASAMAR ARTEFACTO

    Um santuário entre o céu e o mar, agora ao [...]

  • ELEIÇÕES 2026 – TRE/SE informa sobre prazo para regularização do título de eleitor

    Exigência vale para aqueles que não votaram nas três últimas [...]