
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), disponibiliza consulta pública online para o Plano Estadual de Ações Climáticas (Peac), um instrumento participativo com o objetivo de incorporar diagnósticos e propostas técnicas ao planejamento estadual. Os sergipanos podem contribuir até o sábado, dia 10, por meio de formulários eletrônicos disponibilizados no site da Semac e na bio do perfil oficial da pasta nas redes sociais @meioambiente.sergipe.
A consulta é aberta a gestores públicos, representantes do setor produtivo, instituições e sociedade em geral. Para participar, basta responder aos questionários, que correspondem aos dois principais eixos do Peac: o Plano de Mitigação e Adaptação Climática e o Plano de Educação Ambiental e Conscientização Pública. As sugestões da população vão subsidiar políticas públicas e estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas do Governo de Sergipe.
O material técnico apresentado nas consultas presenciais também está disponível para consulta pública, incluindo diagnóstico climático, inventário de emissões de gases de efeito estufa, mapeamento de riscos e vulnerabilidades e cenários climáticos futuros do estado. Os documentos foram produzidos pela Fundação Instituto de Administração (FIA) contratado pelo Estado de Sergipe para elaboração do Plano.
Consultas públicas
A consulta pública online integra um processo participativo mais amplo já conduzido pela Semac em dezembro de 2025, nas três macrorregiões de Sergipe, sertão, agreste e litoral. Nas etapas presenciais, foram realizadas consultas públicas nos municípios de Nossa Senhora da Glória, Lagarto e Aracaju, contemplando, respectivamente, essas regiões do estado. Nessas ocasiões, foram apresentadas as conclusões do diagnóstico climático e as propostas de mitigação e adaptação elaboradas em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), incluindo o inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e o mapeamento de riscos e vulnerabilidades, fortalecendo a construção coletiva do Plano Estadual de Ações Climáticas.
Clique abaixo e contribua até 10 de janeiro de 2026:
Plano de Mitigação e Adaptação Climática
Plano de Educação Ambiental e Conscientização Pública
Fonte, Secom – Estado.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


