O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), da Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 1,4 ponto em setembro deste ano, depois de três quedas consecutivas provocadas pela crise política de maio. O indicador atingiu 82,3 pontos, o mesmo nível de junho, em uma escala de 0 a 200 pontos.

A alta foi provocada pela melhora da expectativa dos consumidores em relação ao futuro. O Índice de Expectativas avançou 2,2 pontos e chegou a 91,1 pontos, o mesmo patamar de abril. Já a satisfação dos consumidores com a situação atual ficou praticamente estável, ao variar apenas 0,2 ponto.

Segundo a coordenadora da pesquisa da FGV, Viviane Seda Bittencourt, o resultado parece estar relacionado a uma ligeira melhora na percepção sobre o mercado de trabalho e no gradual afastamento do risco de crise política. Apesar disso, o consumidor mantém perfil cauteloso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Aposta online e jogo de azar custam R$ 38,8 bi ao país, mostra estudo

    Jogos de azar e apostas online, popularizadas pelas chamadas bets, provocam perdas [...]

  • Profissionais da Educação de Aracaju participam de evento que promove a cultura de paz nas escolas

    Profissionais da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) estão [...]

  • Sergipe possui condições reais de estar entre os destinos mais procurados do Brasil

    Sergipe tem os requisitos perfeitos para o turista que prioriza [...]

  • ‘100% das escolas públicas estarão conectadas até final de 2026’, afirma Frederico Siqueira

    Até o final do ano que vem, 100% das escolas [...]

  • Prefeita Emília Corrêa acende as luzes do Natal das Famílias na Praça Fausto Cardoso

    Como parte da programação do projeto ‘A Luz do Natal’, [...]