O Dragão do Bairro Industrial completa mais um ano de existência nesta segunda-feira (1). Já são 87 anos de muitas lutas e conquistas do maior clube do estado.
Para celebrar a data, uma missa em ação de graças foi realizada no Sabino Ribeiro com a presença de torcedores, de membros da diretoria, do conselho e da comissão técnica do clube, e da imprensa.
Fundada em 1º de maio de 1936, a Associação Desportiva Confiança foi idealizada por Joaquim Sabino Chaves Ribeiro, Epaminondas Vital e Isnard Cantalice após uma competição de voleibol. Com o time da época composto por operários da fábrica de tecelagem Confiança, o clube carrega a raça proletária nas suas origens.
O futebol no clube só surgiu em 1949, quando foi montado um time que disputou o Campeonato Estadual. O Dragão venceu quase todos os jogos da competição, mas acabou perdendo pontos por causa da antiga Lei do Estágio e não foi declarado campeão. Dois anos depois, o time proletário foi campeão estadual.
O estádio Sabino Ribeiro, atualmente Centro de Treinamento, foi inaugurado no dia 1º de maio de 1955. Neste mesmo ano, o Confiança foi um dos finalista do Estadual contra o Sergipe, no qual o campeão seria definido no melhor de três jogos. Com isso, o clube pretendia jogar a final em seu campo.
A primeira partida foi realizada no estádio Adolpho Rollemberg e o Confiança venceu por 3 a 1. O segundo jogo seria no estádio Sabino Ribeiro, mas a Federação Sergipana de Desportos marcou novamente o jogo para o Adolpho. Na confusão, o Dragão saiu do campeonato e foi desfiliado da FSD. Revoltado, Joaquim Sabino Ribeiro resolveu fechar as portas do clube.
A torcida proletária realizou uma grande passeata do centro de Aracaju até o estádio Sabino Ribeiro protestando e solicitando a reabertura da Associação Desportiva Confiança. O patrono Joaquim Sabino Ribeiro, motivado pelo movimento, foi até um palanque improvisado e afirmou à multidão: “Como é para o bem de todos e felicidade maior do Confiança, o Confiança fica e a fábrica sai. Porque o Confiança não pertence mais à Fábrica, o Confiança agora é do povo.”
O retorno do clube azulino foi no dia 17 de fevereiro de 1957, em um amistoso contra o Bonsucesso (RJ). O Confiança venceu por 3 a 1 e foi o primeiro time sergipano a vencer times cariocas.
De lá para cá, são 22 títulos estaduais, quatro títulos da Copa Governador do Estado, duas Taças Cidade de Aracaju e uma Taça São Francisco, além dos acessos para a Série C em 2014 e para a Série B em 2019.
Na atual temporada, o Dragão foi o vice-campeão estadual e terá pela frente no restante do ano a Série C do Brasileirão. A estreia na competição é na quinta-feira (4), às 19h, contra o CSA no estádio Rei Pelé.
Fonte: Ascom/ADC