Com o objetivo de analisar, propor e deliberar com base na avaliação, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, a Prefeitura de Rosário do Catete, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realizou a primeira edição da Conferência Intermunicipal da Cultura, nesta segunda-feira (30). O evento, que teve como tema “Democracia e Direito à Cultura”, reuniu membros da comunidade local e dos municípios de Riachuelo, Campo do Brito, Santa Rosa de Lima e Divina Pastora no Centro Recreativo João Diniz de Resende (Clube Municipal).

A Conferência foi marcada por uma série de atividades significativas, incluindo credenciamento, exposição de artesanato e uma palestra magna, que explorou profundamente o tema central. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de se envolver em discussões construtivas por meio de grupos de trabalho e plenárias, refletindo sobre estratégias para fortalecer a cultura em Rosário do Catete. Durante a conferência, houve um momento para apresentações do grupo de Capoeira Raízes de Angola; da Banda de Música Nossa Senhora do Rosário e do seu corpo coreográfico; da Quadrilha Junina Renascer do Centro de Excelência Leandro Maciel e do Samba de Coco de Santa Rosa de Lima 

De acordo com a secretária municipal da Cultura, Maura Cecília Santos, este evento foi uma plataforma vital para a comunidade discutir e delinear estratégias significativas para o fortalecimento da cultura. “A participação ativa e o engajamento demonstrado pelos membros da nossa comunidade são essenciais para a execução das políticas públicas destinadas ao impulsionamento das ações culturais”, destacou.

“A Conferência Intermunicipal da Cultura reuniu autoridades locais, líderes culturais e membros da sociedade em geral, proporcionando um ambiente propício para o diálogo e a colaboração. Este evento pioneiro é um testemunho do compromisso da Prefeitura de Rosário do Catete em promover a cultura como um direito fundamental, enquanto constrói uma sociedade mais democrática e culturalmente enriquecedora para todos”, completou Maura Cecília Santos.

Os dez delegados titulares e as deliberações aprovadas serão encaminhadas à Conferência Estadual de Cultura. A Conferência contou com as participações da coordenadora do Ministério da Cultura em Sergipe, Thiane Araújo; dos vereadores de Rosário do Catete, George Santana e Maraísa Dantas (Mara da Farmácia); de de representantes do Poder Executivo de Rosário do Catete, Riachuelo, Campo do Brito, Santa Rosa de Lima e Divina Pastora.

 

______________________

Por Keizer Santos
Foto: Secom/Prefeitura de Rosário do Catete

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • PIB cresce 1,4% nos primeiros três meses do ano puxado pela agropecuária

    O Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu (1,4%) na [...]

  • Atendimento médico de Ginecologia é implantado no Centro de Especialidades Lurdes Vieira em São Cristóvão

    A partir desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de [...]

  • Governo lança ‘Agora tem especialistas’ para ampliar atendimento no SUS

    O Governo Federal lançou, nesta sexta-feira (30/5), um novo programa [...]

  • Defesa Civil Alerta chega ao Nordeste com aviso em tempo real de desastres naturais

    O sistema Defesa Civil Alerta, que emite avisos sonoros e [...]

  • Forró Caju 2025: Saiba como reconhecer Pessoas com Deficiência por meio dos cordões de identificação

    Com a chegada do Forró Caju 2025, a cidade de [...]