Aprovação permite realização de concurso público para preenchimento de 55 vagas e reforço das equipes técnicas na empresa

O Projeto de Lei Ordinária 148/2022, que visa fixar empregos públicos de provimento efetivo da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), foi aprovado em votação da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) nesta quarta-feira (18). De autoria do Poder Executivo, o projeto busca disciplinar os quadros de pessoal permanente e em extinção, permitindo a realização de concurso público para preenchimento de 55 vagas e o reforço das equipes técnicas na empresa.

A aprovação do projeto deverá proporcionar também a ampliação da empresa, viabilizando a melhoria na agricultura do estado e beneficiando trabalhadores do campo. Criada em 23 de maio de 1991, a Emdagro tem como propósito atuar nas áreas de assistência técnica, extensão rural, pesquisa, defesa agropecuária a e ações fundiárias, assegurando o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social. Cabe destacar que a propositura não implica aumento de despesa, já que promove a substituição do quadro de pessoal anterior.

Anúncio

A confirmação a respeito da realização do concurso público para a Emdagro foi expressa pelo governador Belivaldo Chagas em dezembro de 2021. “Há necessidade por conta de muita gente que foi para a aposentadoria”, resumiu. Na oportunidade, o governador também anunciou a articulação para realização de concurso público da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).

Concursos

Em abril, Belivaldo Chagas encaminhou à Secretaria de Estado da Administração (Sead) a solicitação de realização de concurso público para o preenchimento de 57 vagas no quadro de carreiras de Atividades Periciais da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE). As vagas são para os cargos de Agente Técnico de Necrópsia, Papiloscopista, Perito Criminalístico, Perito Médico-Legal e Perito Odonto-Legal. O edital está sendo elaborado e, em breve, será divulgado.

Nos últimos anos, os concursos públicos realizados pelo Estado ofertaram cerca de 671 vagas iniciais e tiveram 1.743 convocados para as polícias Militar, Civil, Penal, Corpo de Bombeiros, os quais foram convocados todos os aprovados, além do primeiro concurso realizado para o cargo de Gestor Público, que convocou 50 aprovados. Estão em andamento, ainda, os concursos de agentes e escrivães da Polícia Civil e Auditor Técnico de Tributos da Sefaz, que visam contratar mais 110 novos servidores.

Neste ano de 2022, há ainda a previsão de ofertar mais 353 vagas, para contadores, para o sistema socioeducativo da Fundação Renascer, além de cargos para Adema, Agrese e Emdagro.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • EDITORIAL – O “consignado do Lula”, o endividamento maior e a polêmica do PIX

    Lembram do movimento feito pelo governo Lula da ampliação das [...]

  • Prefeita Emília Corrêa visitou Hospital de Cirurgia e reafirma parceria em prol da saúde de Aracaju

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, visitou o Hospital de [...]

  • Brasil ocupa 13º lugar em ranking de publicações acadêmicas sobre IA

    O Brasil conta com 144 unidades de pesquisa relacionadas à [...]

  • Instituto de Criminalística recebe R$ 3 milhões em investimentos para otimizar procedimentos

    Com o objetivo de ampliar o volume de exames e [...]

  • Recebe benefício do INSS? Se não sacar o pagamento por meses seguidos, ele é suspenso

    O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta aos segurados [...]