A comunidade indígena Xokó irá implantar uma horta comunitária na Ilha de São Pedro, onde vive, no município de Porto da Folha. A iniciativa do Governo de Sergipe, através da equipe técnica da Emdagro, já entregou 30 kits com sementes de hortaliças para os indígenas. Para o governo, o objetivo das hortas é criar oportunidade de trabalho e renda para as famílias, ajudar na alimentação de subsistência e, quando implementada nas escolas, servir de melhoria do ensino e aprendizagem dos alunos.

O diretor de assistência técnica e extensão rural da Emdagro, Jean Carlos Nascimento Ferreira, disse que essa não é uma ação isolada, pois faz parte do projeto de implementação de horta para comunidades e escolas. “Nós estamos levando o Projeto de Hortas Agroecológicas e Orgânica para vários municípios. Atualmente contamos com 32 demandas de escolas estaduais e municipais tanto no campo, como na cidade, inclusive Aracaju”, pontuou Jean.

A comunidade Xokó ficou entusiasmada com a implementação da horta comunitária. Joseane da Silva, representante da associação das mulheres da comunidade Xokó, disse que a iniciativa do governo vai ajudar a retomar o plantio comunitário. “Nós já tivemos o plantio comunitário mas depois cada família passou a cultivar a horta e as frutas em seus próprios quintais. Agora vamos retornar com a horta comunitária porque é uma fonte de estabilidade para as famílias e para o grupo de mulheres”.

No encontro com os Xokós, a técnica Abeaci dos Santos explicou os principais objetivos do projeto. “Com a implantação das hortas buscamos o consumo de produtos livres de venenos e outras práticas intolerantes ambientais. Visa também melhoria na elaboração de cardápios escolares, criar oportunidade de trabalho e renda para as famílias no campo na cidade, além da melhoria do ensino e aprendizagem dos alunos pela fixação das disciplinas tendo como norte as fases de crescimento e desenvolvimento das plantas”. O projeto é realizado em parceria com as prefeituras municipais e suas diversas secretarias como: Agricultura, Educação, Ação Social, professores, alunos, nutricionistas e coordenação das escolas.

 

Fonte: Governo de Sergipe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Candidata a vereadora Jullie Barbosa se destaca entre os socorrenses como candidata a vereadora pelo Cidadania

    Jullie apoia o candidato a prefeito Samuel Carvalho e tem [...]

  • Censo: Brasil tem 160 mil vivendo em asilos e 14 mil em orfanatos

    Em 2022, o Brasil tinha 160.784 pessoas vivendo em asilos [...]

  • Cirurgias para pacientes com endometriose deverão retornar no Hospital Universitário de Aracaju

    Em audiência realizada nesta quinta-feira, 5, o Governo do Estado [...]

  • Reforma tributária: CNC defende mudanças para reduzir impactos nos setores de Comércio e Serviços

    Apesar de terem conseguido avançar em termos relacionados à simplificação [...]

  • Justiça isenta ex-franqueada da CVC em ação por concorrência desleal

    O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a [...]