Contratar um fotógrafo profissional é a melhor escolha
para atrair possíveis clientes através das redes sociais
Que as redes sociais são importantes para atrair novos clientes muitos empresários já perceberam. Mas, e as fotografias dos produtos? Em segmentos cada vez mais competitivos, uma bela foto pode, além de atrair curtidas e seguidores, pode conquistar potenciais clientes que sairão do mundo virtual para conhecer de perto a sua loja.
“As redes sociais são fundamentais para a nossa divulgação. Grande parte de nossos clientes nos conhecem pelo Instagram e Facebook, através das nossas postagens ou de amigos que vão lá e postam também. Costumamos dizer que hoje em dia as pessoas ‘comem com os olhos’. Uma boa foto pode fazer com que seu cliente se encante pelo produto antes mesmo de experimentar”, comenta Laís Dantas, dona de uma cafeteria na capital.
Segundo o fotógrafo Eurico Freire, nos últimos cinco anos houve uma grande mudança no mercado fotográfico, principalmente na fotografia de moda, que, apesar de ter feito com que o valor da hora de trabalho dos fotógrafos diminuísse, fez com que a demanda aumentasse.
“Nos últimos cinco anos a revolução das redes sociais mudou completamente a forma de se trabalhar fotografia de moda, principalmente no segmento ‘Fast Fashion’, onde produtos fotografados hoje já não existem mais em um período de 10/15 dias após serem lançados. Antes, nossas fotos ficavam sempre sendo utilizadas pelo cliente por seis meses, impressas em PDV’s nas lojas e catálogos por todo Brasil, anúncio de revistas renomadas…tudo isso agregava um valor enorme ao nosso trabalho. Hoje em dia, grande parte do trabalho que fazemos é utilizado no máximo por um mês, e muitas vezes apenas nas redes sociais. Com isso, o valor da hora do fotógrafo de uma forma geral caiu muito, porém a necessidade de fotografar aumentou mais ainda”, lembra.
PROFISSIONALIZAÇÃO
Com o avanço das tecnologias, as câmeras de celulares se tornaram cada vez melhores, o que possibilita que qualquer pessoa consiga tirar uma boa fotografia com o celular. No entendo, para fotografar produtos é algo que vai muito além de apontar a câmera e apertar um botão. Exige estudo para que a fotografia mostre o produto da melhor e mais bela forma, mostrando seus detalhes, atraindo o público e fazendo com que ele queira ter ou provar o produto.
“Vivemos em um momento histórico extremamente visual. O mundo muda e por isso as empresas que não se adaptarem tendem a desaparecer. Dito isso acredito que, sim, existe uma preocupação nas empresas na imagem que elas transmitem. Vejo também o problema do preciosismo de alguns empreendedores em centralizar toda a produção. Não é raro ver empresários colocarem a responsabilidade do visual de suas empresas em seus funcionários (com a finalidade de economizar) ou fazendo isso eles próprios e reclamando que não há retorno. É preciso compreender que um profissional qualificado conseguirá resultados que dificilmente se conseguiria sem estudos”, lamenta a fotógrafa Jade Lacerda.
Eurico enfatiza ainda que há profissionais em todos os níveis e que cobram diferentes valores, e que para obter um bom resultado, qualquer empresa que se preocupa com a estética deve contratar um fotógrafo profissional.
“Qualquer empresa que tem o mínimo de preocupação estética tem a obrigação de contratar um profissional para poder exigir o resultado que sua empresa merece. Existem profissionais de todos os níveis e valores, se procurar vai achar um que se enquadra às necessidades do seu negócio”, comenta.