O projeto de lei que põe fim às saídas temporárias de presos teve o requerimento de urgência aprovado pelo plenário do Senado nesta quarta-feira (7). Com isso, o projeto ganha prioridade na pauta de votações da Casa, já no plenário. A expectativa é que a matéria seja incluída na pauta após o recesso de Carnaval.

A discussão em torno do tema ganhou força após a morte do policial militar Roger Dias da Cunha, baleado em Belo Horizonte, em janeiro deste ano. Segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, o autor dos disparos era um condenado pela Justiça.

As pessoas encarceradas que têm direito à saída temporária, as chamadas “saidinhas”, são aquelas que estão no regime semiaberto, ou seja, que já podem deixar o presídio em algum momento para trabalhar, estudar ou para atividades que possam contribuir para sua reintegração social.

O texto em análise no Senado também obriga a realização de exame criminológico como requisito para a progressão de regime e para a autorização de regime semiaberto. A análise deverá comprovar que o detento tem condições de se adaptar ao novo regime com autodisciplina, baixa periculosidade e senso de responsabilidade.

Especialistas ouvidos pela Agência Brasil avaliam que a extinção do benefício não tem relação com a queda na criminalidade.

*Com informações da Agência Senado.

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeita Emília assina decreto que garante gratuidade no transporte coletivo durante as Eleições 2026

    A medida assegura o deslocamento gratuito dos eleitores aos locais [...]

  • Eliana Ribeiro está confirmada na Festa da Padroeira em Rosário do Catete

    A Prefeitura de Rosário do Catete anunciou nesta quarta-feira (23), [...]

  • Justiça obriga Município de Japaratuba a adotar medidas para regularizar abastecimento no Povoado Sapucaia

    O Poder Judiciário deferiu o pedido de tutela de urgência [...]

  • Festival de Artes de São Cristóvão confirma nova atração musical

    Com uma sonoridade marcada pelo R&B e pela força de [...]

  • IBGE aponta crescimento na produção agrícola em Lagarto

    A produção agrícola de Lagarto apresentou crescimento em 2025, segundo [...]