Políticos sergipanos já projetam eleição de 26

 Após período intenso e de muitas disputas políticas em 2022, a expectativa era de um ano novo com mais tranquilidade e com menos embates. Mas, a grande verdade, é que o processo eleitoral do ano passado já está superado e a classe política já estabeleceu metas para as eleições municipais de 2024, como também já está projetando a disputa estadual de 2026. É isso mesmo que você está lendo: o governo de Fábio Mitidieri (PSD) está apenas no início, mas já há quem pense na sua sucessão/continuidade…

Considerando apenas o cenário atual, pode-se dizer que é nítido que houve uma perda de densidade eleitoral do ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL) considerando qualquer disputa estadual. Ele “transitou” muito mal na campanha de 2022 e, apesar de intensa popularidade, no fim se desgastou muito mais do que imaginava e já não é cotado para concorrer ao governo; outro que também não deverá concorrer ao Executivo em 2026 é o senador Rogério Carvalho (PT) que, com duas vagas em disputa, certamente trabalhará para garantir mais oito anos no Senado.

Um nome que terminou 2022 motivado a fortalecer seu agrupamento político na capital e, principalmente no interior, é o senador Laércio Oliveira (PP). Tem agora oito anos de mandato pela frente e, a depender da estratégia, pode chegar no pleito estadual bastante competitivo, mas com um detalhe: diferente de Valmir e Rogério, Laércio não só é aliado, como defende o governo de Fábio Mitidieri. Portanto, pelo menos por um bom tempo será difícil vê-lo fazendo oposição à gestão que ele mesmo faz parte.

Mas se a disputa pelo governo em 2026 fica muito mais “no campo da especulação”, para as duas vagas ao Senado já existem nomes postos e que já estão projetando o futuro político em Sergipe. Além de Rogério Carvalho e Alessandro Vieira (que devem disputar a reeleição), já circulam nas rodas três nomes da base governista: o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT); o deputado estadual Luciano Bispo (PSD) – que já colocou seu nome à disposição do agrupamento– e o deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos);

Há quem avalie ser muito cedo para fazer essas projeções, mas com a política tão “profissional” hoje em dia, quem não tiver seu planejamento bem feito, pode até “nadar”, mas certamente vai “morrer na praia”; basta dizer que, nos bastidores, as eleições municipais já estão acontecendo. Os interesses são diversos! E para 2026 é preciso ter trabalho, um nome bom, tem um plano de ação e marketing e, acima de tudo, trata-se de uma disputa que requer estrutura. Emocional e financeira. Não há espaço para amadores…

Veja essa! – Pelo visto o senador Rogério Carvalho ainda não “digeriu” a derrota para o governador Fábio Mitidieri nas urnas em 2022. Ao ser entrevistado em BSB, por comunicadores sergipanos, sobre o início da nova gestão, o petista acusou o governador de promover “fake News” na campanha eleitoral.

E essa! – E Rogério Carvalho não parou por aí: insinuou que o governador Fábio Mitidieri não conseguirá cumprir parte de suas promessas feitas durante a campanha eleitoral, como a não venda do Banese e da Deso, além da devolução dos 14% que foram descontados, no governo anterior, dos vencimentos de aposentados e pensionistas.

Ataque – “Espero que ele (Fábio) cumpra todas as promessas, cumpra o que falou na campanha e assim ficará em paz com os seus eleitores. Eu, particularmente, acredito que ele não vai cumprir até porque sua campanha foi eivada de fake News e quem o faz não tem compromisso com o eleitor. Espero que, daqui para frente, ele mude sua postura”, provocou Rogério, em entrevistas ao L2 News e à Rio FM.

Contra-ataque – Procurado em Sergipe pelos mesmos comunicadores para comentar a declaração de Rogério, Fábio Mitidieri mandou um “duro recado” ao senador: “o único fake (News) que eu conheço é o mandato dele (Rogério) porque já são quatro anos sem produzir nada! Só internet e twitter! Tem que aceitar que perdeu a eleição, ficar em BSB como senador que foi eleito pelo povo, e deixar a gente trabalhar agora”.

 Exclusiva! – O governador Fábio Mitidieri deu uma “renovada” em vários setores da administração estadual, e, em alguns deles, diga-se de passagem, até merecia essa “oxigenada”; com o intuito de contribuir para a gestão, este colunista alerta para algumas “figurinhas repetidas”, com comportamento em suspeição, e que continuam no exercício de suas funções ou até em cargos mais elevados…

 Bomba! – Este colunista faz um alerta para a SEDURBS! A informação que chega é que o comando anterior teria, diariamente, uma espécie de “relatório das atividades” sobre tudo o que anda acontecendo no órgão, numa “contribuição de gratidão” de um parceiro interiorano. Até onde se tem conhecimento, tudo por lá é bem “monitorado”. O titular deste espaço só não sabe o porquê de tudo isso…

Comunidade na bronca! – A comunidade do Conjunto Augusto Franco e bairro Farolândia, zona Sul de Aracaju, procurou este colunista para denunciar a precariedade do atendimento médico no posto do final de linha, de responsabilidade da PMA. Moradores reclamam da falta de ginecologista e pediatras, e dizem que a unidade só conta com Clínico-Geral e enfermeiros para atendimentos. Estamos falando do maior conjunto habitacional do Estado!

 Outro lado! – Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informa que existe um fluxo de atendimento de médico especialista na rede municipal, a exemplo de pediatras e de ginecologistas, como citado pela Coluna. “O atendimento ginecológico é realizado no Cemar, mediante encaminhamento da Unidade Básica de Saúde. O atendimento pediátrico eletivo também é realizado mediante encaminhamento da equipe de Saúde da Família. Já o hospital Fernando Franco oferta urgência pediátrica.

Olha o Turismo! – Faltando quatro meses para um dos festejos mais tradicionais do estado de Sergipe, o São João, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) sugeriu, através de ofícios enviados ao Secretário de Turismo do Estado de Sergipe, Marco Franco, e à Diretora Presidente da Funcap, Amorosa, que os festejos juninos realizados na Orla de Atalaia deste ano tenham duração de 30 dias corridos, com início dia 01 de junho e término no dia 30 de junho.

Forró na Orla! – O pedido é uma reivindicação dos hoteleiros que apostam no período junino para aumentar o fluxo turístico e gerar mais emprego e renda na temporada. De acordo com o documento, o objetivo é transformar a Orla de Atalaia em um grande palco de manifestações artísticas e culturais, com apresentações diárias do autêntico forró pé-de-serra, grupos folclóricos e demonstrações do artesanato e da cultura sergipana, sempre valorizando os artistas locais.

 Olha a Seduc! – O vice-governador e secretário de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Zezinho Sobral, visitou a sede da Receita Federal em Sergipe, situada no Distrito Industrial de Aracaju. O diálogo foi sobre os bons resultados do Estado na recuperação de receita em 2022 e as perspectivas de colaborações para garantir a saúde fiscal e o fomento a programas sociais em Sergipe.

Zezinho Sobral – De acordo com Zezinho Sobral, essa é uma interação muito produtiva, pois mostra uma cooperação e soma de esforços para manter a saúde fiscal de Sergipe, conquistada nos últimos anos. “Há boas perspectivas de novas parcerias para projetos sociais que sejam benéficos tanto para o contribuinte, quanto para o Estado e os grupos em vulnerabilidade social”, afirmou o vice-governador.

Cobrança proibida – Graças a propositura de autoria do vereador Pastor Diego (PP) fica expressamente proibida a cobrança de qualquer tipo de multa ou a aplicação de penalidades motivadas pela perda ou extravio do cartão de ticket estacionamento. Esta é uma defesa que o parlamentar acolheu ainda no ano de 2021 e criou um Projeto de Lei (PL) para combater esta prática. A medida foi aprovada na Casa Legislativa e, agora em 2023, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) sancionou e transformou em Lei no dia 16 de janeiro.

Ticket estacionamento – Embora os artigos 39 e 51 do Código de Defesa do Consumidor não permitam a cobrança, não havia uma lei no âmbito municipal que impusesse sanções a essa prática. O objetivo da norma é evitar que os estabelecimentos venham a cobrar por valores além daqueles que são devidos. “O ticket de estacionamento é o comprovante utilizado para o controle da quantidade de tempo em que um veículo permanece no local. Caso, por algum descuido, o consumidor perca este comprovante, saiba que a multa cobrada pelo incidente é considerada prática abusiva”, endossa o vereador.

Pastor Diego I – Mediante a conquista, Pastor Diego avisa que encaminhará Ofício para comunicar aos estabelecimentos comerciais e recorrerá ao Procon Municipal no sentido de compreender o modo com o referido órgão fará a fiscalização. “O usuário, na qualidade de consumidor, não pode ser obrigado a pagar um valor fixo a título de penalidade pela perda do ticket e muito menos ser impedido de sair do estabelecimento”, defende o parlamentar.

Pastor Diego II – Ele ainda adverte que “a responsabilidade pela guarda, integridade do bem e pelo controle da permanência do veículo no local é do fornecedor do serviço, ou seja, da administradora do estacionamento e não do usuário”, pontua.

Professor Bittencourt I – O vereador por Aracaju, Professor Bittencourt (PDT), esteve recentemente na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju (APAE) para visitar a instituição e conhecer mais de perto o trabalho social desenvolvido por ela, que atualmente atende cerca de 400 usuários com deficiência Intelectual e/ou múltipla.

Professor Bittencourt II – A instituição foi uma das contempladas pelo edital de seleção de emendas parlamentares participativas, aberto em dezembro do ano passado e que teve o objetivo de selecionar planos de trabalho para a destinação das emendas parlamentares individuais do vereador Professor Bittencourt para o exercício financeiro deste ano. A APAE foi contemplada pelo edital e receberá R$75 mil reais que serão aplicados em ações complementares de Saúde para crianças e adolescentes com autismo.

Audiência Pública I – O deputado estadual Luciano Pimentel recebeu em seu gabinete o advogado Maurício Lobo, coordenador de Saúde Pública da  Comissão de Direito Médico e Saúde da OAB/SE, para alinhar os detalhes da audiência pública que discutirá o Projeto de Lei, protocolado pelo parlamentar, que institui a Política Estadual de Cannabis para fins terapêuticos.

Audiência Pública II – De acordo com Luciano Pimentel, a audiência pública acontecerá no próximo dia 10, às 9h, no plenário da Assembleia Legislativa, com a presença de médicos, professores e sergipanos que fazem tratamento com a cannabis. Para o deputado, o evento será importante para promover um debate qualificado sobre o tema.

Laércio Oliveira I – Em entrevista à TV Senado, Laércio Oliveira (PP), elencou suas prioridades logo após tomar posse na Casa e destacou que vai seguir atuando em políticas voltadas para o desenvolvimento e a geração de empregos. Entre outros temas, o senador sergipano apontou a necessidade de o Senado e a Câmara avançarem na votação de uma Reforma Tributária mais igualitária já na abertura dos trabalhos legislativos. Laércio criticou o aumento de impostos nos setores que mais empregam em propostas que já tramitaram na Câmara e no Senado.

Laércio Oliveira II – “Não é esse o modelo que o Brasil merece. O Congresso Nacional deve se debruçar sobre o tema. É uma necessidade que o país tem. Passamos os últimos anos trabalhando nesse assunto mas não conseguimos avançar. Agora, aqui no Senado, é o momento ideal pra gente sentar, debater, apresentar para a sociedade e levar para o Plenário uma proposta de Reforma Tributária que melhore o ambiente que temos hoje”, disse.

Laércio Oliveira III – O senador também defendeu incentivos para a produção nacional de fertilizantes. Ele justificou que, apesar de ser um dos maiores exportadores de alimentos, o Brasil é dependente do mercado externo e importa 85% do produto usado na agricultura para melhorar a produtividade e a qualidade da lavoura. Laércio Oliveira explicou que Sergipe tem uma das maiores produções de adubos nitrogenados do Brasil e produz cloreto de potássio, um dos principais ingredientes da indústria de fertlizantes. Ele lembrou que, ainda como deputado, em 2021, apresentou um projeto para estimular a instalação de novas fábricas no país.

 Olha o TCE! – O colegiado do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) aprovou a regulamentação de novos procedimentos relativos às prestações de contas, com destaque para a exigência de informações específicas na área da educação. A novidade passa a valer já a partir do informe obrigatório referente ao mês de janeiro, cujo prazo para envio vai até o dia 28 deste mês.

Flávio Conceição I – De acordo com o presidente do TCE, conselheiro Flávio Conceição, ainda no ano passado as atualizações foram apresentadas aos profissionais que atuam na área contábil dos municípios sergipanos, “para que pudessem se preparar previamente”. “São inovações importantes para o aperfeiçoamento do controle e também para a melhoria das gestões públicas”, destacou.

Flávio Conceição II – Outras novidades exigidas nas prestações de contas a partir deste ano dizem respeito a folha de pessoal; execução orçamentária, financeira e patrimonial; e gastos com eventos festivos. O conselheiro presidente aproveitou para elogiar o comprometimento dos órgãos jurisdicionados com o envio das prestações de contas ao sistema de auditoria do TCE, o Sagres, dentro dos prazos estabelecidos. “Felizmente temos visto que os episódios de atraso ou não envio deixaram de ser comuns”, observa Flávio Conceição.

Prazos cumpridos – Um exemplo recente está nos informes referentes ao último mês de dezembro e nos demais lançamentos de encerramento do exercício 2022, cujo limite para encaminhamento foi o último dia 31. Conforme dados da Diretoria de Modernização e Tecnologia (DMT), todas as 363 unidades gestoras vinculadas ao Tribunal cumpriram o prazo. Segundo a legislação pertinente, os órgãos públicos sergipanos dos Três Poderes são obrigados a prestar contas mensalmente da execução contábil, orçamentária, financeira e patrimonial, bem como submeter os demais atos de gestão ao Tribunal.

Cobertura I – O L2News viajou até Brasília para realizar a cobertura da posse dos deputados e senadores eleitos por Sergipe. Demonstrando mais uma vez a força das mídias jornalísticas digitais, que, ganham cada vez mais espaço. Nenhum veículo de televisão do Estado de Sergipe esteve presente.  Isso ressalta ainda mais a importância da mídia digital no mercado da informação.

Cobertura II – O jornalista David Brandão esteve em todos os cantos de Brasília entrevistando políticos e autoridades. O L2News abre 2023 com uma cobertura sólida e competente, afirmando que podemos sim ultrapassar fronteiras com o único objetivo de levar informação de qualidade, sempre com ética e responsabilidade. Agradecemos a repercussão do nosso trabalho feito na capital do país, e, é só o começo do nosso projeto para este ano.

Posse na FAMES – A nova diretoria da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) – biênio 2023/2024 – tomará posse em solenidade que será realizada na próxima segunda-feira (6), às 17h, no auditório da sede da entidade, no bairro Coroa do Meio, Aracaju.

Diretoria I – A diretoria foi eleita por unanimidade, durante eleição sucedida no mês de setembro de 2022.  Compõem a nova mesa diretora, o presidente, o prefeito de Areia Branca, Alan Andrelino; a vice-presidente, a prefeita de Capela, Silvany Mamlak Cavalcante; o 1º secretário, o prefeito de Santa Rosa de Lima, Luiz Roberto Azevedo (Júnior Macarrão); o 2º secretário, o prefeito de Campo do Brito, Marcell Moade; e o tesoureiro, o prefeito de Poço Verde, Iggor Oliveira.

Diretoria II – A diretoria é composta ainda pelo Conselho Fiscal, formado pelos gestores: Adinaldo do Nascimento, prefeito de Indiaroba; Rogério Sobral, prefeito de Ribeirópolis; Marinez Silva, prefeita de Monte Alegre de Sergipe; Flavio Dias, prefeito de Telha; Jeane de Jesus, prefeita de Nossa Senhora Aparecida; e Anderson Menezes, prefeito de Frei Paulo.

Alan de Andrelino – Alan Andrelino havia assumido a presidência da FAMES no mês de abril de 2022, quando o então presidente Christiano Cavalcante renunciou ao cargo para disputar as eleições proporcionais. O presidente eleito ressalta que a Federação tem a missão de valorizar o movimento municipalista através da união entre os municípios, em prol do desenvolvimento de políticas públicas para melhoria dos serviços públicos municipais.

Mengão em Neópolis – Após dois longos anos sem o tradicional carnaval de rua, o Bloco do Mengão está de volta na capital sergipana do frevo. A nação rubro-negra vai desfilar na avenida no Bloco do Mengão, em Neópolis, no próximo domingo (12), a partir das 10h. Depois do cortejo que sairá da Orla e passará por várias ruas da cidade, o bloco chegará ao Vila Nova Clube onde haverá o sorteio de uma camisa oficial do Flamengo e uma grande festa embalada por Jam e a Karreta.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Petrobras produz 2,7 milhões de barris de óleo equivalente por dia no 3º Trimestre

    A Petrobras encerrou o 3º trimestre de 2024 (3T24) com [...]

  • PREFEITURA DE ARACAJU – Serviços da Saúde serão alterados nesta sexta e sábado, dias 1º e 2 de novembro

    Devido à transferência do ponto facultativo do Dia do Servidor [...]

  • Operação da polícia desarticula esquema de fraudes no Banco do Brasil

    Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) do [...]

  • Prazo para adesão ao programa Litígio Zero termina dia 31

    Interessados em participar do Programa Litígio Zero têm até as [...]

  • Simples Nacional: saiba mais sobre o regime unificado de tributação

    Todo empreendedor, ao abrir um negócio, deve escolher um regime [...]