Mais de 30,5 milhões de pessoas já estão com a Prova de Vida válida. Isso representa 90% dos beneficiários que devem realizar o procedimento anualmente para garantir a continuidade dos pagamentos previdenciários. A verificação é realizada de forma segura e automática, por meio do cruzamento de dados oficiais do Governo Federal. Com isso, a grande maioria não precisa ir ao banco ou acessar o Meu INSS para manter o benefício ativo.

Ao simplificar o processo, o INSS elimina filas e deslocamentos desnecessários, proporcionando mais comodidade a quem precisa. Apesar dessa facilidade, é fundamental ficar atento: golpistas seguem tentando enganar aposentados e pensionistas com ligações e mensagens falsas, ameaçando corte do benefício, solicitando dados pessoais ou até marcando falsos agendamentos para a Prova de Vida.

Quem não é localizado pelo sistema automático recebe uma notificação exclusiva do banco responsável pelo pagamento do benefício. Ainda assim, quem estiver em dúvida pode conferir a própria situação para saber se precisa regularizar a Prova de Vida.

Como saber se é necessário fazer a Prova de Vida

Embora a maioria já esteja regularizada, quem tiver dúvida pode consultar de maneira simples:

• Pelo Meu INSS: Acesse o site ou aplicativo, faça login com CPF e senha e procure o serviço “Prova de Vida”. Se aparecer a data da última atualização, está tudo certo.
• Pelo telefone 135: Serviço disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Caso apareça a mensagem “ Comprovação de vida não realizada” , será preciso regularizar a situação.

A atualização deve ser feita exclusivamente pelo Meu INSS (com reconhecimento facial, se solicitado) ou diretamente no banco onde você recebe o benefício.

Passo a passo para regularizar a Prova de Vida

• Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, faça login e siga as instruções para o reconhecimento facial, se solicitado;
• Em alguns bancos, é possível realizar a Prova de Vida online, com os recursos digitais do internet banking;
• Também é possível comparecer presencialmente à agência bancária para fazer o procedimento.

Desconfie de qualquer contato fora dos canais oficiais. Nunca informe dados pessoais, senhas ou documentos por telefone, mensagem ou para desconhecidos.

 

Agência Gov | Via INSS

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