A segurança no Parque Governador Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira, é garantida de forma permanente pela presença da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), vinculada à Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), órgão da Prefeitura de Aracaju. Com a recente revitalização do espaço, a corporação ganhou uma nova base de apoio destinada ao grupamento de Ciclopatrulhamento, responsável pela vigilância em toda a área. O novo ponto de apoio oferece estrutura adequada aos agentes, com áreas de descanso, banheiros, vestiários e espaço administrativo, proporcionando melhores condições de trabalho e mais eficiência nas ações de segurança. Dessa forma, a população pode aproveitar o espaço completo de lazer e esporte, de forma totalmente segura.
O coordenador do Ciclopatrulhamento da GMA, José Evangelista, explica que o objetivo é dar suporte e segurança a todos os frequentadores do parque. “A circulação de pessoas aqui é muito grande, sendo que há uma frequência maior nos finais de semana, o que requer que a gente reforce mais a nossa presença para poder dar uma assistência melhor a todos que frequentam o parque, tendo em vista que alguns espaços foram ampliados com a reforma”, destacou, informando que a ronda atua em toda a extensão do parque, desde a CCTECA, passando pelo complexo esportivo, estacionamentos e área externa. “Também teremos o reforço da segurança com a instalação de câmeras, para poder fortalecer a nossa segurança e dar uma assistência mais rápida a todos que aqui venham usufruir do nosso parque”, acrescentou.
Visitante frequente do Parque da Sementeira, o operador de movimentação de carga Josias Santos Pereira, de 58 anos, destacou que o espaço sempre foi seguro. “É um local que a gente fica à vontade, tem segurança e isso é muito bom. A reforma melhorou muito os ambientes. E a prefeitura está de parabéns pelo projeto”, disse ele, que estava comemorando seu aniversário ao lado do filho e outros familiares no parque.
Quem também aproveitou uma tarde no Parque da Sementeira foi a esteticista Larissa Binderli, de 25 anos. Ao lado da filha Maria Alice, ela destacou que o parque é um ambiente familiar que agrada pela presença do verde, pelos espaços amplos e, principalmente, pela segurança. “Aqui é superseguro. Venho com ela desde quando ela tinha um aninho. O primeiro aniversário dela foi aqui, num piquenique. Nunca tive problema, dificuldade com nada. E aqui é sempre policiado. É um lugar que recomendo para trazer a família”, afirmou.
GMA em ação
Segundo o supervisor da GMA, Márcio Luiz Machado, o trabalho do Ciclopatrulhamento no Parque da Sementeira funciona 24 horas, todos os dias da semana. “A gente se reveza ao longo do dia, fazendo o patrulhamento e policiamento ostensivo. Claro que em alguns horários a gente intensifica mais, porque são os horários em que o parque está mais movimentado, como pela manhã e no início da tarde até o fechamento. E, como o parque foi ampliado, tivemos que fazer um novo planejamento para cobrir todas as áreas. A cada meia hora a gente se desloca para tentar atender todo o perímetro, tanto interno quanto externo”, explicou.
“A população que frequenta o parque entende a importância da Guarda nesse ambiente. Quando há uma ocorrência, nos aciona, pede ajuda no que for preciso. Recentemente tivemos uma reclamação de maus-tratos a animais de pessoas que entram aqui, enfim, mas a relação é muito boa, muito positiva”, frisou o guarda municipal, destacando que a sensação de segurança é fundamental em locais públicos com grande circulação de pessoas. “A nossa pretensão maior é essa: estar em todos os pontos do parque, dando visibilidade e mostrando para a população que estamos ali, prontos e perto deles”, acrescentou.
O grupamento do Parque da Sementeira conta ainda com apoio de uma parceria entre a GMA e a empresa Jet, que cede patinetes e bicicletas elétricas para o patrulhamento. Segundo o supervisor, a colaboração trouxe benefícios práticos. “Nós temos as bicicletas da própria Guarda, mas, como o parque tem muita área verde, algumas árvores soltam espinhos e furam os pneus. As bicicletas da Jet têm pneus de um modelo que não perfura. Então, acabou sendo uma parceria muito positiva porque não temos mais problema de manutenção. Elas ficam à nossa disposição 24 horas e resolveram essa questão das bicicletas que paravam muito por conta de manutenção”, explicou.
A segurança também é valorizada por quem trabalha no parque. O vendedor Antônio Nicolau, de 71 anos, que atua há mais de uma década no local, afirmou que nunca teve problemas relacionados à falta de segurança. “Há 11 anos estou aqui, faça sol ou faça chuva. A presença da Guarda Municipal é constante, a gente sempre vê as rondas, e isso nos dá tranquilidade para trabalhar”, relatou.
Nova sede administrativa
Com a revitalização do Parque da Sementeira, inaugurada pela prefeita Emília Corrêa no dia 10 de outubro, o ambiente recebeu diversas melhorias, incluindo a construção da nova sede administrativa da Guarda Municipal, com um galpão de apoio. A nova base conta com banheiros e vestiários masculinos e femininos, alojamentos e escritório, oferecendo melhores condições de trabalho aos agentes.
![]()
“Estamos felizes com essa nova estrutura, que traz mais conforto para nós que estamos diuturnamente no parque. Agora temos um espaço pensado de forma mais humana, com banheiro feminino, banheiro para pessoas com deficiência, alojamentos masculinos e femininos, além de um ambiente bem mais amplo e confortável. Isso interfere de forma muito positiva no nosso trabalho e no dia a dia. A gente precisa estar bem para oferecer segurança e conforto à população”, concluiu o supervisor Márcio Machado.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


