Com a redução das frotas, em atendimento a normas municipais, empresas de trasporte público esforçam-se para atender bem seus usuários

O Setransp e as empresas de ônibus do transporte público coletivo de Aracaju têm unido esforços para atender a população neste período de pandemia, conscientizando os passageiros para evitar a aglomeração.

Além disso, as empresas disponibilizaram colaboradores para fazer o ordenamento de filas nos terminais e também orientar a todos sobre a necessidade de se manter o limite máximo nos ônibus, com apenas pessoas sentadas, conforme Decreto Estadual.

Bem como, vêm disponibilizando a frota com redução de 30% nos dias úteis e 50% nos finais de semana, conforme Decreto Municipal no intuito de conscientizar a população a não sair de casa caso não seja extremamente necessário.

Contudo, o serviço de transporte público coletivo de Aracaju vem registrando, desde que se iniciou o período de quarentena com fechamento do comércio, das indústrias e escolas, uma grande queda de demanda de passageiros.

O esforço é mais sentido, considerando que os custos fixos das empresas de transporte público urbano permanecem inalterados, a despeito da expressiva queda no faturamento.

Atualmente, essa redução marca 72%, ou seja, somente 28% da demanda habitual têm utilizado o serviço – uma realidade exemplificada com terminais e pontos praticamente vazios em boa parte do dia.

Todavia, é necessário que haja a conscientização daqueles que necessitam sair de casa, para que nos horários de pico respeitem as orientações de limite máximo, não ultrapassando a quantidade de pessoas sentadas, evitando com isso a aglomeração nos ônibus.

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