A variante Delta do novo coronavírus é “altamente preocupante”, à medida que a mutação tem se espalhado para quase 20 países nas Américas, disseram autoridades da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

As autoridades de saúde também estão de olho em outra variante, chamada Lambda, mas observam que a detecção irregular na região ainda não causou um grande impacto.

A crescente disseminação da variante Delta nos Estados Unidos, assim como na maior parte da América Latina e do Caribe, deve fazer com que os governos priorizem os esforços de prevenção à covid-19, como o uso de máscaras e, especialmente, uma aceleração do ritmo de vacinação, de acordo com a diretora da Opas, Carissa Etienne.

“Isso é preocupante porque os casos parecem se espalhar mais facilmente com a variante Delta e não podemos baixar a guarda”, disse.

A Opas é o escritório nas Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS), ligada às Nações Unidas.

Etienne acrescentou que até o momento apenas 18% das pessoas na América Latina e no Caribe foram totalmente vacinadas.

A chefe da Opas também destacou o crescimento de novos casos na Guatemala, no Brasil e em Cuba.

Mesmo que outras variantes como Alfa e Gamma sejam ainda mais comuns nas Américas, a variante Lambda foi recentemente detectada em países da América do Sul duramente atingidos pelo vírus, incluindo Argentina, Peru, Chile e Equador, de acordo com o gerente de incidentes da Opas, Sylvain Aldighieri.

“A Lambda é uma variante na qual estamos interessados e a Delta é uma variante que é altamente preocupante”, disse.

“No momento, não temos evidências que nos permitam inferir um comportamento mais agressivo ou severo da variante Lambda, embora seja possível que ela tenha uma maior capacidade de transmissão”, acrescentou.

 

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sindicatos discutem promoção da igualdade e diversidade em audiência no MPT-SE

    Evento reuniu representantes de entidades e centrais sindicais nesta quinta-feira [...]

  • Ansiedade em alta no Brasil acende alerta para saúde mental e impulsiona busca por soluções

    O avanço da hiperconectividade, a sobrecarga de informações e a [...]

  • Governo de Sergipe inaugura terceira edição da Vila da Criança na sexta-feira com atrações gratuitas para toda a família

    Evento acontece de 9 de outubro a 1º de novembro [...]

  • Prefeitura articula ações sociais para famílias beneficiadas por obras no bairro Industrial

    Encontro reuniu lideranças locais, representantes da Secretaria Municipal da Família [...]

  • Enem 2026: falta um mês para o primeiro dia de provas

    A um mês do primeiro dia de provas do Exame [...]