Vereador de Cristinápolis tem mandato extinto por faltas em sessões

A Câmara Municipal de Cristinápolis publicou, na edição desta terça-feira (10), do Diário Oficial do Município, ato administrativo que declara a extinção do mandato de um vereador, Landerrobson Jairon dos Santos Ribeiro, o Landinho (União Brasil), por ausência injustificada a mais de um terço das sessões ordinárias realizadas ao longo do período legislativo de 2025. Segundo a justificativa, o parlamentar faltou a 21 sessões ordinárias das 43 realizadas. De acordo com a Resolução nº 01/2026, a extinção possui natureza declaratória, sem depender de votação em plenário, apenas do aval da Mesa Diretora. Landinho foi o vereador mais votado no último pleito com 734 votos (6,23% dos votos válidos). Procurado, Landerrobson disse que estava em reunião com a sua assessoria jurídica. A expectativa é que a suplente, Andrea de Du de Juca assuma a vaga. 

 

Após cerca de 40 anos, moradores de loteamento de Maruim passam a receber correspondências

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos passou a entregar correspondências no Loteamento Padre Loyola, em Maruim, após cerca de 40 anos. A medida atende ao ofício nº 26/2025, do gabinete do vereador Lucivaldo Silva (Solidariedade), emitido em 11 de novembro. De acordo com os Correios, em comunicado ao parlamentar, a comunidade atende aos requisitos previstos no artigo nº 11 da Portaria nº 14.441, do Ministério das Comunicações. 

 

Foto: Google Street View

Funasa vai beneficiar 118 famílias de Laranjeiras com água potável

A obra do Sistema de Abastecimento de Água da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a partir do convênio nº 174/2018, vai beneficiar 118 famílias do Conjunto Habitacional Ariston e do bairro Pedra Branca, em Japuí II, no município de Laranjeiras. Em janeiro, a equipe técnica da COESP SE realizou vistoria no local, acompanhada por representantes da Prefeitura. O sistema amplia o acesso à água potável, contribuindo para a saúde pública e a melhoria da qualidade de vida da população.

 

Foto: Divulgação

Professores de Socorro fazem vigília contra novo projeto sobre carreira

Professores da rede municipal de Nossa Senhora do Socorro realizam, nesta quarta-feira (11), a partir das 7h30, uma vigília em frente à Câmara de Vereadores. A mobilização, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), é contra um novo Projeto de Lei enviado pelo prefeito Samuel Carvalho que altera a carreira do magistério. Segundo o sindicato, a proposta tenta burlar decisão do Tribunal de Justiça de Sergipe que suspendeu, em janeiro, a Lei nº 1917/2025, responsável por mudanças no plano de carreira e congelamento de gratificações. A categoria afirma que o novo PL representa desrespeito à decisão judicial e ameaça direitos dos profissionais da educação.

 

 

Prefeitos se articulam para estipular teto para cachês de bandas, confirma presidente da Fames

Em entrevista ao apresentador Fábio Henrique, no programa Balanço Geral SE, da TV Atalaia, a presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), Silvany Mamlak, confirmou que prefeitos sergipanos estão se mobilizando para criar um teto de gastos com atrações artísticas no São João e em festas públicas. A proposta segue modelo adotado na Bahia, que fixou limite de R$ 700 mil, e conta com apoio do Ministério Público de Sergipe e do Tribunal de Contas do Estado. Segundo Silvany, haverá reunião com federações do Nordeste para unificar o teto e evitar disputa entre estados. Mais de 60% dos gestores sergipanos já aderiram à iniciativa.

 

Deputado protocola indicação para instalação de agência bancária federal em Pacatuba

Durante agenda em Pacatuba com a prefeita Iara Martins, o ex-prefeito Alexandre Martins e pescadores, foi destacada a necessidade de uma agência bancária federal no município. A população rural e pesqueira enfrenta dificuldades para acessar serviços bancários e benefícios sociais, sendo obrigada a se deslocar para outras cidades. Diante da demanda, foi protocolada na Câmara dos Deputados a Indicação nº 43/2026, de autoria do deputado João Daniel (PT), que sugeriu ao Ministério da Fazenda a implantação de uma agência ou ponto de atendimento de algum banco federal em Pacatuba. A medida busca ampliar a inclusão financeira, fortalecer atividades produtivas e fomentar o desenvolvimento local.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Coluna Foco no Interior, por Keizer Santos

    Vereador de Cristinápolis tem mandato extinto por faltas em sessões [...]

  • Vice-prefeito Ricardo Marques lamenta tragédia na Zona Norte e pede debate sobre saúde mental

    O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, manifestou profundo pesar pela [...]

  • Alex Melo critica cachês altos de artistas e pede mais políticas públicas

    Na véspera do Carnaval, o vereador Alex Melo (PRD), criticou [...]

  • Folia Entretenimento promove mega ação de Volta às Aulas em parceria com a Unit

    A Folia Entretenimento transformou a volta às aulas da Universidade [...]

  • Denúncias de crimes cibernéticos crescem 28% em 2025, mostra Safernet

    As denúncias de crimes cibernéticos voltaram a crescer em todo [...]