Itaporanga D’ Ajuda: Sem carnaval, sem São João!
O Município de Itaporanga D’Ajuda, situado na Região da Grande Aracaju, tem enfrentado diversos problemas, que se intensificaram a partir de novembro do ano passado. Caos na saúde, problemas na infraestrutura, tradicionais festas não realizadas, possibilidade de privatização dos serviços essenciais e agora existe a expectativa sobre a realização do tradicional festejo junino. A população de Itaporanga D’ Ajuda ficará sem o São João?
Catamarã São Francisco
Foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Sergipe, o Projeto de Lei nº 126/2023, de autoria do deputado Neto Batalha (PP), declarando Bem de Interesse Cultural, o espaço inaugurado em 1993 em que atracavam embarcações, conhecido como “Catamarã de São Cristóvão”, se transformando num ponto turístico.
Festa do Santo Cruzeiro
Na tarde desta quinta-feira (1º), o Projeto de Lei de nº 207/2023, de autoria da deputada estadual Lidiane Lucena (Republicanos), foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais. O PL declara a “Festa do Santo Cruzeiro”, realizado no município de Canhoba, como Bem de Interesse Cultural do Estado de Sergipe, em função de ser uma das mais tradicionais festas do interior sergipano, regada de fé, cultura, tradição e missões. A história do Santo Cruzeiro com a população de Canhoba vem desde o ano de 1910, quando o referido município ainda era povoado de Propriá e de propriedade do Senhor Antônio Ferreira de Carvalho, conhecido como Antônio Caxeiro. Ocorrem também festejos culturais e de entretenimento em favor da população, não só da municipalidade canhobense, mas de toda a região.
Redução de impostos
Com o objetivo de estimular a regularização da transferência de propriedades imóveis no município, a Prefeitura de São Cristóvão instituiu um programa de incentivo que reduz em 90% a alíquota do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para imóveis que tenham a transição imobiliária iniciada através de compromisso de compra e venda. Com a iniciativa, as pessoas que solicitarem o benefício vão receber uma redução do tributo de 2% para 0,20% do valor do imóvel. Qualquer pessoa pode ter acesso ao benefício, porém, para apenas um imóvel por pessoa. Podem ser contemplados imóveis com compromisso de compra e venda assinados até 31 de dezembro deste ano e o benefício tem duração de 180 dias a partir da data de publicação da lei, que foi feita no dia 19 de maio. Entretanto, o incentivo pode ser prorrogado por mais 180 dias, por determinação da gestão municipal.
Capela pega fogo
O ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita, movimentou as redes sociais com a foto que marca a união do seu grupo político com o grupo do empresário Astrogildo da Farmácia. No último pleito eleitoral, Sukita apoiou Rogério Carvalho para governador de Sergipe. Astrogildo apoiou Fábio Mitidieri, que também foi apoiado pela prefeita Silvany Mamlak.