CAPELA: A polêmica que envolve Sukita e o prefeito Júnior Tourinho

Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinar, por unanimidade, que o processo retorne ao Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe para nova análise, surgiram diversas narrativas sobre a permanência do prefeito de Capela, Júnior Tourinho, no cargo. O seu advogado, Márcio Conrado, foi categórico e informou que Tourinho segue no cargo. Porém, o ex-prefeito Manoel Sukita, tem concedido entrevistas, onde afirma que sua filha, Isadora Sukita, que ficou em segundo lugar no último pleito eleitoral, vai assumir o cargo de prefeita. Nesta terça-feira (2), à Sim FM, o prefeito Júnior Tourinho rebateu informações divulgadas pelo ex-prefeito Sukita sobre uma suposta cassação. Tourinho classificou as alegações como fake news e afirmou: “Fomos eleitos pelo povo democraticamente e seguiremos trabalhando pelo povo”. O fato é que a possibilidade de Isadora assumir a Prefeitura é nula, conforme também já declarou o advogado, Sanderson Mafra, quando foi questionado pelo radialista George Magalhães no final de 2024. O que de fato vai ocorrer é que o TRE vai fazer um novo julgamento, que pode seguir lentamente com os recursos jurídicos. Existe a possibilidade de ter novas eleições, sim! Claro, que esta possibilidade não é descartada. Afinal, em uma situação hipotética, se o prefeito Tourinho perder na Justiça Eleitoral, seus 11.381 votos serão anulados, conforme Resolução Nº 23.677, de 16 de dezembro de 2021 do TSE. Até a conclusão definitiva do processo, Carlos Milton Júnior, o Júnior Tourinho, segue no exercício da Prefeitura de Capela.

 

Foto: Agência Brasil

Câmara de Cumbe emite nota de repúdio contra Iguá Saneamento

A Câmara de Vereadores de Cumbe divulgou nota de repúdio contra a má qualidade do abastecimento de água e do saneamento básico prestados pela Iguá Saneamento, que assumiu a concessão parcial da DESO, em maio de 2025. Segundo o Legislativo, as interrupções constantes no fornecimento, atribuídas a falhas na Adutora Sertaneja, quedas de energia e problemas no sistema, revelam falta de gestão e descumprimento das promessas de investimento feitas pela concessionária. A Casa informou que seguirá fiscalizando o serviço e adotará medidas junto ao Ministério Público de Sergipe para garantir o direito da população a um saneamento digno.

 

Sancionada a Lei que institui a Política Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate à Gordofobia em Lagarto

O prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, sancionou a Lei nº 1.255/2025, de autoria do vereador Josivan Rodrigues, o Gordinho de Jorge da Laranja, que institui a Política Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate à Gordofobia. O novo marco legal prevê ações permanentes para promover o respeito à diversidade corporal e prevenir práticas discriminatórias contra pessoas com sobrepeso ou obesidade. “Apresento uma lei importante que foi aprovada e que representa mais um passo para uma Lagarto mais justa e organizada. Sigo fazendo meu papel, acompanhando, debatendo e votando o que realmente importa para a população”, afirmou o vereador.

 

Câmara de Maruim pode ganhar Código de Ética após sequência de debates acalorados

Na sessão ordinária da última quinta-feira (27), o vereador Haroldo Tavares apresentou um Projeto de Lei que institui o Código de Ética, Disciplina e Decoro Parlamentar na Câmara de Vereadores de Maruim. A proposta estabelece normas para orientar e padronizar a conduta dos parlamentares, com base em princípios como integridade, respeito e responsabilidade. A iniciativa surge em meio a debates intensos e recorrentes nas sessões da Casa, o que motivou a necessidade de um instrumento formal para disciplinar a atuação dos parlamentares.

 

Prefeitura de Simão Dias suspende PSS após recomendação do MPF

A Prefeitura de Simão Dias decidiu suspender o Edital nº 05/2025 do Processo Seletivo Simplificado para realizar ajustes exigidos pelo Ministério Público Federal. A medida, determinada pelo prefeito Cristiano Viana e anunciada pela Secretaria Municipal de Educação, visa garantir transparência e isonomia. A versão retificada vai trazer o novo cronograma, reabertura das inscrições e reaplicação da prova de Redação.

 

Vereador de Dores vai a julgamento após juíza rejeitar pedido de absolvição Sumária

A juíza Maria Alice Alves Santos Melo Figueiredo, da 16ª Zona Eleitoral de Nossa Senhora das Dores, rejeitou o pedido de absolvição sumária feito pela defesa do vereador Fabricio Moreira Menezes, réu em ação penal eleitoral que apura possível prática do crime previsto no art. 323 do Código Eleitoral. A decisão, publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta terça-feira (2), determina o prosseguimento do processo e marca a audiência de instrução e julgamento para 16 de dezembro, às 10h, no Fórum Des. Humberto Diniz Sobral. Segundo a magistrada, as alegações da defesa, incluindo fragilidade da prova digital, negativa de autoria e suposta imunidade parlamentar, não se mostram evidentes nesta fase e exigem produção de provas.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Emília “TikToker” acerta na gestão e ignora “apelação” de Edvaldo e Candisse

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, não para de acumular [...]

  • JUSTIÇA ELEITORAL – PV e PC do B descumpriram por dois exercícios financeiros consecutivos

    Procurador diz que omissão na aplicação dos recursos configura irregularidade [...]

  • Coluna Foco no Interior, por Keizer Santos

    CAPELA: A polêmica que envolve Sukita e o prefeito Júnior [...]

  • Aposta online e jogo de azar custam R$ 38,8 bi ao país, mostra estudo

    Jogos de azar e apostas online, popularizadas pelas chamadas bets, provocam perdas [...]

  • Profissionais da Educação de Aracaju participam de evento que promove a cultura de paz nas escolas

    Profissionais da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) estão [...]