
Ex-prefeito de Estância quebra o silêncio após condenação por improbidade administrativa
O ex-prefeito de Estância, Gilson Andrade, que foi condenado por improbidade administrativa e à perda dos direitos políticos por seis anos, quebrou o silêncio e se manifestou publicamente sobre a decisão. A sentença, proferida pelo juiz Marcelo Barreto Pimenta, da 1ª Vara Cível de Estância, na segunda-feira (13), decorre de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE), em 2020. Gilson afirmou que respeita, mas não concorda com o teor da decisão e anunciou que recorrerá ao Tribunal de Justiça de Sergipe e, se necessário, ao STF, dizendo confiar “plenamente na Justiça”. O ex-prefeito declarou ainda ter “consciência tranquila” e reafirmou sua intenção de lançar pré-candidatura a deputado estadual, destacando que acredita na reversão da decisão e no restabelecimento da verdade.
Vereadora Ana Yrys repudia cobrança de taxa de esgoto em Nossa Senhora das Dores
A vereadora Ana Yrys (Cidadania) manifestou indignação com a cobrança de taxa máxima de esgoto, fixada em 80%, no município de Nossa Senhora das Dores. Segundo ela, a medida é abusiva, especialmente diante da precariedade no abastecimento de água na cidade. “A gente não tem nem água e agora temos que pagar taxa máxima de esgoto. Repudio essa cobrança abusiva. O povo de Dores não pode pagar essa conta”, afirmou a parlamentar, que ainda destacou que a situação também foi abordada no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe pelo deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania).
Docentes do Campus do Sertão discutem criação de situações-problema no ensino por PBL
O Projeto de Formação Docente do Campus Sertão da Universidade Federal de Sergipe, em Nossa Senhora do Glória, promove, no dia 22 de outubro, às 14h, o Ponto de Diálogo: Criação de Situações-Problema para uma Aprendizagem Significativa no PBL. O encontro, voltado aos docentes, acontece no auditório do campus e propõe reflexões sobre metodologias ativas que fortalecem o processo de ensino-aprendizagem. As convidadas são as professoras doutoras Sindiany Caduda e Débora Oliveira, do Departamento de Educação em Ciências Agrárias e da Terra do Sertão (DECATS). As inscrições devem ser feitas via SIGAA.
Governo de Sergipe homologa situação de emergência em Monte Alegre e Pinhão por causa da estiagem
O Governo Estadual homologou a situação de emergência nos municípios de Monte Alegre de Sergipe e Pinhão devido aos efeitos da estiagem que afeta a zona rural das duas localidades. Os decretos, assinados pelo governador Fábio Mitidieri (PSD), foram publicados no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (13). De acordo com a Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), a falta de chuvas tem provocado a redução do abastecimento de água e prejuízos à produção agropecuária. A medida, com vigência de 180 dias, autoriza ações emergenciais para garantir o abastecimento e minimizar os impactos à população. Com a homologação, os municípios também poderão acessar recursos e programas de apoio dos governos estadual e federal.
Léa Sobral e Toninho Arimatea selam aliança política em Capela
A ex-prefeita de Capela, Léa Sobral, do PSB do vice-governador Zezinho Sobral, é pré-candidata a deputada estadual, e o ex-vice-prefeito e ex-presidente da Câmara, Toninho Arimatea, também é pré-candidato a deputado federal. Os dois devem firmar dobradinha política no município. Em uma publicação conjunta nas redes sociais, ambos demonstraram afinidade e sinalizaram uma possível união também para o pleito municipal de 2028. Cabe destacar, que Léa e Toninho romperam com a ex-prefeita Silvany Mamlak e com o deputado estadual e líder do governo Mitidieri, Cristiano Cavalcante.
Vice-prefeita Detinha do Carmo assume interinamente a Prefeitura de Pirambu
A vice-prefeita Detinha do Carmo assumiu interinamente o comando da Prefeitura de Pirambu na última quinta-feira (9), durante cerimônia realizada na sede do Poder Executivo Municipal. A transmissão do cargo foi feita pelo prefeito Guilherme Melo, que se afastará temporariamente de suas funções. O ato contou com a presença de secretários municipais e servidores. Em seu pronunciamento, Guilherme destacou a confiança na vice-prefeita e sua dedicação à gestão pública. Detinha agradeceu a confiança e reafirmou o compromisso de manter o ritmo da administração. “Seguiremos trabalhando com união, diálogo e foco no desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.