
A “união pela reconstrução” de Porto da Folha acabou!
Não é novidade que a política é dinâmica e que as alianças são duradouras, mas outras nem tanto. Em Porto da Folha, seis meses de gestão foram suficientes para acabar a “união pela reconstrução”, como foi denominada a coligação, em 2024, entre União Brasil, partido do prefeito Everton da Saúde; Mobiliza e a Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B e PV), cujo vice-prefeito, Saininho de Manoel de Rosinha (PT) também integrava a chapa pelo Partido dos Trabalhadores. Nos eventos públicos, a separação é evidente, os dois não sentam à mesma mesa. Procurados, o prefeito Everton da Saúde comentou sobre o assunto, onde foi direto ao responder que procede o rompimento. Já o vice-prefeito disse que até o momento não sabe de nada. Quando avisado, que o prefeito confirmou o rompimento a este jornalista, Saininho de Manoel de Rosinha disse que o prefeito ainda não o informou. Nos bastidores, comenta-se que a separação foi motivada pelas críticas públicas feitas pelo vice-prefeito à gestão de Everton da Saúde. Os buraqueiros nem passaram por 2026, mas já pensam em 2028.
Cancelamento de festa tradicional gera crítica em Maruim
A Prefeitura de Maruim confirmou a realização da tradicional Festa do Mastro para os dias 26 e 27 de julho, mas o mesmo entusiasmo não se repetiu com outra atração aguardada do calendário junino: o Casamento dos Tabaréus, que estava previsto para acontecer no último domingo (13), que foi cancelado sem qualquer justificativa oficial. O evento constava na programação divulgada pela própria Prefeitura em 21 de maio, quando um card nas redes sociais anunciava o “São João da Cultura & Tradição 2025”. Na peça publicitária, a gestão utilizava a frase “Tu vens, eu já escuto os teus sinais…”, em alusão à canção “Anunciação”, de Alceu Valença. A escolha agora virou motivo de ironia nas redes sociais, com internautas comentando que, embora esperassem os “sinais”, eles simplesmente não vieram. A ausência de explicações gerou críticas por parte da população e de grupos culturais envolvidos com o festejo. O Casamento dos Tabaréus é uma festa tradicional, considerada importante para o resgate e valorização da cultura popular do município de Maruim. Até o momento, a Prefeitura de Maruim não se pronunciou oficialmente sobre os motivos do cancelamento.
Emenda da deputada Katarina Feitoza gera confronto de narrativa em Divina Pastora
A pavimentação asfáltica do acesso ao povoado Maniçoba, em Divina Pastora, tem gerado confronto de narrativas entre a atual prefeita, Izabel Cristina, e a ex-prefeita Clara Rollemberg. Izabel celebrou o início das obras, destacando o esforço da gestão municipal junto ao DER para viabilizar o asfalto em vez de paralelepípedos. Já Clara afirma que a conquista foi fruto de articulação ainda em sua gestão, com apoio da deputada federal Katarina Feitoza, autora da emenda de quase R$ 3 milhões que viabilizou o investimento. Katarina confirmou o repasse, ressaltando que a solicitação partiu de Clara e parabenizou a continuidade do projeto pela atual gestão. “Notícia boa para o povo de Divina Pastora! O DER publicou o edital de licitação para a obra de pavimentação asfáltica do acesso ao Povoado Maniçoba, para a qual destinei emenda no valor de quase R$ 3 milhões, ainda na gestão da então prefeita Clara, que fez a solicitação. Fico muito feliz de ver que a atual gestora dará continuidade ao projeto. Dessa forma, o recurso chegará a quem se destina: o povo de Divina Pastora!”, comemorou a deputada federal Katarina Feitoza.
“Esse chapéu não cabe minha cabeça”, diz Amorim sobre declaração do prefeito de Itabaiana
Na última sexta-feira (11), no estúdio da Sim FM, em entrevista ao Sergipe Verdade, o ex-senador Eduardo Amorim comentou sobre a declaração do prefeito Valmir de Francisquinho, que disse preferir um senador residente em Itabaiana. Eduardo Amorim disse não acreditar que a fala tenha sido direcionada a ele. “Somos todos sergipanos, esse chapéu não cabe em minha cabeça”, declarou Eduardo Amorim.
Quadrilha Junina Forró do Milho é homenageada em Rosário do Catete
A Câmara de Vereadores de Rosário do Catete prestou uma homenagem especial à Quadrilha Junina Forró do Milho durante a sessão ordinária de reabertura dos trabalhos legislativos do segundo semestre, realizada na última quinta-feira (10). O grupo cultural, que representa o município em diversos festivais dentro e fora do estado, encantou o público com uma apresentação que reafirma a força da tradição nordestina. A homenagem reconhece não apenas o talento dos integrantes da quadrilha, mas também o esforço coletivo para seu resgate e fortalecimento. Segundo o presidente da Câmara, Ellyson Santana, a retomada das atividades da quadrilha junina Forró do Milho só foi possível graças ao investimento de emendas impositivas destinadas pelos vereadores, em parceria com o Poder Executivo Municipal.
Gustinho Ribeiro anuncia que Lula visitará Lagarto nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estarão em Lagarto, segundo convite divulgado pelo deputado federal Gustinho Ribeiro. A comitiva vai participar da solenidade de abertura dos serviços de Quimioterapia, Radioterapia e Braquiterapia do Hospital de Amor. O evento acontecerá às 11h, na Avenida Hospital de Amor, 13 – Zona E-04. Na ocasião, Lula e Padilha também farão uma visita técnica às obras do hospital, que é referência no tratamento do câncer na região.