Prefeito Diogo Souza sofre impeachment em Aquidabã

A Câmara Municipal de Aquidabã aprovou, neste sábado (28), o impeachment do prefeito interino Diogo Souza (PSD), acusado de violar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Em sessão extraordinária, os vereadores cassaram o mandato do gestor por maioria, com apenas o vereador Edier votando contra a decisão. O processo foi conduzido pela Comissão Parlamentar Processante (CPP), que apresentou um parecer final recomendando a cassação. Após a leitura do relatório e a votação, a Câmara determinou que Diogo Souza ficará inelegível pelos próximos oito anos, como previsto na legislação vigente. Com a decisão, a presidente da Câmara, Tânia de Valter (PP), assumirá interinamente o comando do Executivo municipal. A posse está marcada para a próxima segunda-feira (30), às 10h, em cerimônia na sede do Legislativo.

 

Lió de Núbia César Resende (Foto: Gustavo Silva)

Solenidade em Rosário do Catete

Nesta quarta-feira, acontece a solenidade de posse do prefeito reeleito de Rosário do Catete, Antônio César Correia Diniz de Resende, do União Brasil, e do vice-prefeito Leonardo Santos Neto, conhecido como Lió de Núbia, do PSDB. Na programação, às 17h, Santa Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Em seguida, às 18h30, será realizada uma Sessão Solene na Câmara Municipal, com a presença de vereadores, que também serão empossados. Na oportunidade, acontecerá a eleição para a mesa diretora, que comandará a Casa Legislativa no biênio 2025-2026. Antônio Carlos (Kallu), Maraísa Sousa (Mara da Farmácia) e Edílson Oliveira (Dicinho), do União Brasil; Rafael Dantas, do PT; Eduardo Mendonça (Duca) e Ellyson Santana, do Podemos; Rosivaldo Santos (Dunga), do PSDB; Lílian Rodrigues e Mayara Santos, do PSD, são os vereadores eleitos para a legislatura 2025-2028. A programação será encerrada com a solenidade de transição do Executivo, marcada para às 20h, na Praça Dr. Clodoaldo Passos. 

 

Em Lagarto, Sérgio Reis consegue liminar

O prefeito eleito de Lagarto, Sérgio Reis (PSD), obteve no sábado (28), uma liminar que impede a prefeita Hilda Ribeiro de gastar mais de R$ 44 milhões. A decisão judicial, fruto de um mandado de segurança apresentado por Sérgio Reis, solicita que a prefeita se abstenha de utilizar os recursos provenientes da Deso. O prefeito eleito argumenta que a atual gestão não apresentou um plano mínimo de aplicação para os valores, o que justifica a necessidade de barrar os gastos.

 

Ribeirópolis em luto

O Município de Ribeirópolis se despede com pesar de Pedro do Carmo de Jesus, conhecido como “Pedrinho de Mainho”, cuja trajetória foi marcada pela dedicação ao bem-estar de sua comunidade. Ex-vereador e ex-vice-prefeito, Pedrinho deixa um legado importante para o município. Figura carismática e respeitada, ele conquistou o carinho e a admiração dos ribeiropolenses ao longo de sua atuação na vida pública. Sua contribuição para a cidade, tanto no legislativo quanto no executivo, é lembrada como um exemplo de comprometimento e serviço ao povo.  Pelas redes sociais, o deputado estadual Georgeo Passos lamentou o falecimento. “Nossos sentimentos… Fez muito por Ribeirópolis… Ajudou muitas pessoas… Sempre leal e amigo”, disse.

 

Chapa única em Japaratuba

A Câmara de Japaratuba tem apenas uma chapa registrada para a eleição que vai escolher a nova mesa diretora para o biênio 2025-2026. Na eleição desta quarta-feira (1) serão empossados na mesa os vereadores Roberto Taxista como presidente, Anderson da Roça como vice-presidente, Mel da Patioba como primeira secretária e Wellington Manchinha como segundo secretário. “Juntos, construiremos uma gestão marcada por avanços e resultados para todos”, afirmou Décio Neto, prefeito eleito de Japaratuba.

 

Ato de desespero em Capela

No programa Sergipe Verdade da última sexta-feira (27), o prefeito eleito de Capela, Júnior Tourinho (MDB), respondeu às críticas dos adversários, que insistem em dizer que o mesmo não será empossado. “Isso é mais um ato de desespero. Vence a eleição quem tem mais votos e quem tem mais votos está aqui falando. Então, o que eu tenho a dizer à oposição é que aceite que o prefeito eleito diplomado vai tomar posse no dia 1º de Janeiro”, disse.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura de Aracaju homologa licitação da limpeza urbana e encerra ciclo de contratações emergenciais

    A Prefeitura de Aracaju informa que foi homologado, nesta quarta-feira, [...]

  • Governo participa de lançamento da pedra fundamental da Unidade Hospitalar Deputado Pedrinho Valadares em Socorro

    O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou, nesta quarta-feira, 21, [...]

  • O Agente Secreto é indicado para quatro categorias do Oscar

    O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente [...]

  • SEMDE levará serviços voltados ao empreendedorismo e inovação à 5ª edição do Tamo Junto Aracaju

    A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEMDE) participa, [...]

  • Portaria especifica regras para execução de emendas parlamentares por parte dos municípios

    Os gestores públicos municipais devem estar atentos às regras sobre [...]