Oito municípios sergipanos não podem acessar o FPM
De acordo com dados coletados no website do Tesouro Nacional, oito municípios sergipanos estão sem acessar o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os bloqueios foram solicitados pela Secretaria da Receita Federal – SRF. Os municípios que constam na lista, até 9 de dezembro de 2024, são: Carmópolis, Japaratuba, Pedrinhas, Porto da Folha, Riachão do Dantas, Ribeirópolis, Santana de São Francisco e São Domingos.
Professores de Maruim enfrentam atraso salarial
Os professores da educação infantil e contratados de Maruim estão há dois meses sem receber salários, segundo denúncia do SINTESE. Apesar do pagamento dos docentes do 2º ao 9º ano e da EJA, os profissionais da educação infantil permanecem sem seus vencimentos. No último dia 29, a prefeitura recebeu mais de R$ 1,7 milhão, mas não garantiu o pagamento. Representantes do sindicato tentaram buscar esclarecimentos, mas não foram recebidos pelo prefeito Gilberto Maynart, que estava no prédio, segundo o SINTESE. O sindicato cobra uma solução urgente para o problema, destacando a necessidade de valorização e respeito aos educadores do município.
A eleição para a presidência da Câmara de Vereadores de Maruim, marcada para 1º de janeiro de 2025, já mobiliza os grupos políticos do município. Três nomes surgem como possíveis candidatos: Walter Júnior (PT), Linei Pereira (PT) e Lucivaldo Silva (Solidariedade). Walter Júnior, foi o mais votado no pleito eleitoral com 536 votos. Já Linei Pereira, presidenta do Diretório Municipal do PT é vista como favorita no grupo situacionista. Por sua vez, Lucivaldo Silva, com trânsito entre situação e oposição, pode se beneficiar de divisões internas. O cenário segue indefinido, com articulações intensas nos bastidores.
Título de Cidadania Propriaense
O radialista André Fontes, da Tribuna do Velho Chico, recebe nesta quinta-feira (12), às 19h30, o Título de Cidadania Propriaense. Natural de Aracaju, André receberá a honraria em solenidade na Câmara Municipal de Propriá. Fontes é suplente de vereador pelo Partido Progressista.
O prefeito de Muribeca, Mário Conserva, o Mário de Sandra (PSD), anunciou nesta última terça-feira (10), que encaminhou um Projeto de Lei para iniciar o processo para a realização de concurso público. “Há 22 anos, Muribeca não realiza um concurso público”, disse o gestor municipal.
De Tobias Barreto para Itabaiana
O prefeito eleito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), anunciou nesta terça-feira (10), o nome da sua secretária de saúde, trata-se de Emanuelly Hora, que disputou o cargo de prefeita de Tobias Barreto, no Centro Sul Sergipano. Graduada em Enfermagem, Hora possui pós-graduações em Saúde Pública e Regulação em Saúde.