Professores de Maruim paralisarão as atividades em protesto pela falta de pagamento
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (SINTESE) anunciou que os professores da rede pública municipal paralisarão as atividades letivas nesta quinta-feira (5). Segundo o SINTESE, a ação serve como sinal de alerta devido à insegurança jurídica causada pelos atrasos nos pagamentos dos salários dos professores. A Prefeitura de Maruim, administrada pelo prefeito reeleito Gilberto Maynart (PT), já foi comunicada de acordo com ofício nº 2228/2024, protocolado no dia 2 de dezembro de 2024, às 12h25.
Ex-candidato a prefeito de Riachão no pleito de 26
O administrador de empresas, produtor rural e ex-candidato a prefeito de Riachão do Dantas, Mário de Mi Fontes, do União Brasil, que em sua primeira disputa obteve a expressiva votação de 4.350 votos, poderá ser candidato ao legislativo sergipano em 2026. Desde o resultado das eleições que Mário de Mi Fontes segue andando pelo município de Riachão do Dantas, e no último dia 21 de novembro, festa de Nossa Senhora do Amparo, o produtor reuniu os vereadores eleitos da base e lideranças locais para uma confraternização. A decisão em disputar as eleições em 2026 será coletiva, com o seu agrupamento e com o ex-deputado e presidente estadual do União Brasil, André Moura.
Abertura de concurso do magistério estadual
Em Laranjeiras, o governador em exercício de Sergipe, Zezinho Sobral, destacou, em entrevista ao programa Sergipe Verdade, na Sim FM, avanços na educação e o compromisso com o diálogo com o SINTESE. Ele lembrou a valorização do magistério, com a primeira etapa da retomada da carreira implementada em 2023 e a segunda prevista para este ano. Sobral enfatizou a importância de acordos responsáveis e citou melhorias como a entrega de escolas a cada 12 dias e o desempenho de alunos sergipanos no Enem. Anunciou também um novo concurso público para fortalecer a educação, reafirmando o foco no progresso e no cumprimento de compromissos.
Luciano reafirma apoio a Mitidieri em Propriá
O prefeito eleito de Propriá, Luciano Nascimento, conhecido como Luciano de Menininha, foi entrevistado no programa Sergipe Verdade, onde abordou temas de sua gestão e expectativas para 2026. Luciano reafirmou sua fidelidade ao grupo político do governador Fábio Mitidieri, destacando que esse apoio foi crucial para sua candidatura. Sobre futuras candidaturas ao Senado, adotou postura cautelosa, afirmando que aguardará a definição do grupo antes de se posicionar. Ressaltou a importância de lideranças como Luiz Mitidieri, Jeferson Andrade e o deputado Tiago de Joaldo, parceiro de sua gestão. Luciano enfatizou que decisões políticas serão tomadas coletivamente, mantendo transparência e alinhamento com seu grupo político.
Valmir de Francisquinho perde os direitos políticos
A Justiça de Sergipe (TJSE) condenou o prefeito eleito de Itabaiana, Valmir dos Santos Costa, conhecido como Valmir de Francisquinho, por ato de improbidade administrativa, resultando na suspensão de seus direitos políticos. A decisão, anunciada nesta segunda-feira (2), foi tomada pela 1ª Câmara Cível do TJSE, que, por unanimidade, acolheu recurso do Ministério Público de Sergipe (MPSE), reformando a sentença inicial e rejeitando um acordo proposto por Valmir para encerrar o processo. Segundo o tribunal, Valmir e outros envolvidos participaram de um esquema de desvio de taxas arrecadadas no matadouro municipal. Além da perda dos direitos políticos por quatro anos, Valmir está proibido de firmar contratos com o poder público ou receber benefícios fiscais no mesmo período. Ele também foi condenado a ressarcir os valores desviados e pagar multa correspondente ao prejuízo financeiro. Entre os demais réus estão Erotildes José de Jesus, ex-secretário municipal, Gustavo Luiz Pereira Machado, sócio da “Campo do Gado”, e a própria empresa, além de outros envolvidos.
César Resende reforça parceria com a Orizon
Na manhã desta segunda-feira (2), o prefeito de Rosário do Catete, César Resende, visitou o escritório da Orizon no município. Na ocasião, ele agradeceu as parcerias realizadas ao longo do ano e reafirmou o compromisso para a futura gestão. O prefeito esteve acompanhado dos secretários municipais João Neto (Administração) e Verônica Menezes (Assistência e Desenvolvimento Social), além do vereador eleito Edilson (Dicinho). A equipe foi recepcionada pelo gerente Igor e pelo agente administrativo Luciano, na unidade da Orizon.